Omar Aziz anuncia mais 10 novos núcleos da UEA no interior do Estado em 2012

O governador Omar Aziz anunciou, nesta quinta-feira, 19 de janeiro, a construção de 10 Núcleos de Ensino Superior no interior do Estado. As novas unidades fazem parte do plano de expansão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que prevê ainda, a inauguração da Cidade Universitária em Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus), criação de novos cursos, ampliação do parque tecnológico e reforço nos investimentos em pesquisa e inovação.

Os novos núcleos começam a ser inaugurados ainda este ano, afirmou o governador durante reunião com o reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira, pró-reitores e técnicos da instituição. O encontro teve como objetivo discutir detalhes do plano de metas da universidade para 2012. Omar Aziz disse que a UEA é prioridade para o Governo do Estado e que, além da construção das novas unidades, haverá investimento em equipamentos de ponta para os laboratórios especializados, bibliotecas e modernização dos seis Centros e dos 17 Núcleos de Ensino Superior em funcionamento no interior.

Entre os investimentos que vêm sendo realizados na UEA, o reitor José Aldemir destacou, ainda, a instalação de 300 computadores novos, no ano passado, e o reforço, para este ano, de 20 mil livros com títulos indicados por professores para as bibliotecas da instituição. O governador Omar Aziz também autorizou a compra de livros e revistas eletrônicas para todas as unidades. “Todo mundo sabe da importância que a UEA tem para o futuro do Amazonas e pra criação de novas oportunidades de trabalho pra população. E eu vou fazer tudo o que for preciso para garantir a consolidação desta universidade. Nesse processo já tivemos grandes avanços, com a aprovação do Plano de Carreiras dos professores, a inauguração dos restaurantes universitários e várias obras de ampliação que estamos fazendo na capital e no interior”, destacou o governador.

Com os novos núcleos, a UEA passará a contar com 27 unidades em municípios localizados em pontos estratégicos do Estado e que, segundo o reitor, formam uma rede de atendimento com capacidade de atingir todo o território amazonense.  “Com a expansão teremos maiores condições de ampliar o número de vagas e criar novos cursos para atender as demandas do mercado e principalmente as necessidades das populações amazonenses”, prevê José Aldemir, que recebeu do governador a missão de apresentar, na próxima semana, o projeto detalhado de expansão das unidades do interior.

Estrutura ampliada no interior do Estado  – O principal projeto para ampliar e melhorar a estrutura da UEA é o de construção da Cidade Universitária, anunciado pelo governador Omar Aziz, e que deve ter seu projeto licitado nos próximos meses. A expectativa é concluir em 2012 o estudo para desapropriação da área para o empreendimento, um terreno de 12 milhões de metros quadrados em Iranduba, e finalizar projeto do empreendimento, que está sendo elaborado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), para encaminhar à licitação.
O complexo vai reunir todas as unidades da UEA na capital, além de abrigar estudantes da instituição de municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM). A Cidade Universitária também abrigará alojamentos para acadêmicos e um hospital universitário com capacidade para 200 leitos.

Fonte:  Agecom
Foto: Alex Pazuello