Chefe do escritório diz que Ibama em Tefé não fechou, mas vai fechar

A superintendência do Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, Ibama, anunciou recentemente que as bases avançadas dos municípios de Carauarí e Itacoatira, e ainda os escritórios dos municípios de Tabatinga e Tefé serão fechados até o final do ano. O superintendente substituto Geandro Pantoja disse que continuarão em operação só os postos de Humaitá e Parintins, e que o fechamento faz parte da reestruturação que a presidência do Ibama está realizando em conjunto com a superintendência.

Pantoja disse que a meta agora é centralizar as ações no combate ao desmatamento e nos processos de licenciamento ambiental. Ações de tráfico de animais silvestres e pesca ilegal ficarão a cargo dos municípios e estados, que deverão ter as relações fortalecidas.

Em Tefé, Raimundo Ribeiro Romaine(foto), chefe do escritório do Ibama, disse que a principal dificuldade é o efetivo para desempenhar as atribuições. Segundo ele o escritório conta com apenas dois funcionários do órgão, além dele, que é cargo de confiança. Romaine destacou também que nos últimos concursos nenhum candidato da região foi aprovado. Assumiram os cargos candidatos de outras regiões, que logo depois de dois anos, pediram transferência. O chefe do escritório local enfatizou que para realizar as operações, o Instituto conta com a parceria do Instituto Chico Mendes (ICM BIO), Polícia Militar, Exército e outros parceiros. Perguntado se o ICM BIO assumiria as atribuições do Ibama, ele disse que o Instituto Chico Mendes tem atribuição específica, que é cuidar das Unidades de Conservações Federais e seu entorno. Disse ainda que desde 2006 a gestão florestal é uma atribuição do estado, que já deveria ter conveniado com os municípios para a descentralizar os serviços, e nessa direção deverão caminhar também os recursos da fauna e da flora. Segundo Romaine o patrimônio do Ibama em Tefé, composto por um prédio próprio, veículos e equipamentos deverão ser repassados ao ICM BIO que é federal, e também à Prefeitura de Tefé.