PM lança Operação Hórus em Tefé

Foto: Divulgação

O Governo do Amazonas lançou, por meio da Polícia Militar do Amazonas, na manhã desta segunda-feira (04/04/22), a Operação Horus, no município de Tefé.

A Operação faz parte do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia), do Governo Federal.
O objetivo é atuar no combate ao tráfico de drogas e repressão aos demais tipos de crimes, de modo a aumentar a segurança da população do município.
Os operadores são especialistas do CPE, CPAMB, COM e CPI.

Simultaneamente, foi lançada a Instrução de Nivelamento de Conhecimento -INC, para as OPM do Interior e da Região Metropolitana de Manaus (RMM) – INC-IR, que ocorrerá ao longo da Operação.

OBJETIVO DA INC:
1. GERAL:
Instruir e atualizar os policiais militares das OPM do Interior e da RRM em conhecimentos, técnicas e procedimentos operacionais.

A INC-IR capacitará 150 (cento e cinquenta) Policiais Militares, de Tefé e municípios adjacentes, e ocorrerá durante a Op. Hórus.
A instrução será de forma intensiva, com dedicação integral, durante uma semana para cada turma do Btl, totalizando três semanas. Posteriormente, o efetivo concludente da INC atuará como operador da Operação Hórus e como multiplicador para o efetivo daquelas frações de unidade subordinadas, conforme planejamento do Comando da OPM.

Os instrutores da INC-IR são especialistas designados dentre os policiais militares que atuam na Op Hórus.

As instruções utilizarão como referência os Procedimentos Operacionais Padrão da PMAM.
AS DISCIPLINAS SÃO:
Instrução Militar Básica
Primeiros Socorros
Uso Diferenciado da Força
Defesa Pessoal
Uso de algemas
Emprego de Arma de Fogo
Abordagem policial
Vistoria e identificação de veículo
Bloqueio policial em via pública
Procedimentos legais
Treinamento Físico Militar com natação utilitária
Patrulhamento Fluvial
Policiamento Ambiental
e Gerenciamento de Crises.

Durante as instruções os instrutores também estimularão o desenvolvimento, nos instruendos, de atributos tais como: autoconfiança, cooperação, criatividade, decisão, iniciativa, persistência.

A jornada diária vai das 07H30MIN às 20H e os 30 minutos iniciais são destinados a formatura matinal (cerimonial, ordem unida e vivacidade).