Aproximadamente 500 alunos, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas da Prefeitura de Tefé, da rede pública federal, estadual e particular, participam da seletiva municipal composta por várias modalidades desportivas. As campeãs se classificarão para a 44ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAS), prevista para ocorrer em maio deste ano, no oitavo município mais populoso do Estado. A seletiva municipal encerrou na sexta-feira, 21/04.
Nesta fase, os jogos envolveram 13 unidades de ensino de todas as regiões da cidade nas categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos) masculino e feminino, no ginásio de esportes das Escolas Walter Cabral e no Estádio Municipal Benvidão, e contemplam as modalidades de Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez.
De acordo com Secretário de Educação, Esporte e Cultura da Prefeitura de Tefé, Marcus Lúcio de Sousa, a seletiva é muito mais do que uma chance para os alunos participarem de jogos, mas também reflete o trabalho realizado pelos professores de educação física com os alunos da rede.
“A seletiva é uma oportunidade que damos aos nossos alunos de mostrar aquilo que eles têm aprendido no esporte praticado na escola, aprendido com os professores de educação física. O esporte é uma ferramenta fundamental para que a gente venha contribuir na formação geral do aluno. Ajuda na disciplina, no cumprimento de horários, no respeito e nos valores que o esporte proporciona”, disse.
O professor de educação física, Emmanoel Mendonça, responsável pelo time da Escola Municipal Professor Helyon de Oliveira, busca uma vaga no futsal infantil masculino, uma vez que já participou dos jogos nas edições anteriores.
“É de suma importância, eles têm muito interesse de participar, porque é uma forma se sentirem incluídos, devido ser uma comunidade distante dos grandes centros, apesar de estarmos inseridos no contexto de Tefé. A vontade deles é muito importante”, afirmou.
Tefé será a cidade-sede da competição referência estadual e com mais sete cidades do Amazonas somam forças no engajamento e fortalecimento do esporte no interior do Estado. Também se preparam para a 44ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas – JEAS, as cidades de Codajás, Coari, Alvarães, Uarini, Maraã, Fonte Boa e Japurá. O evento deve acontecer do dia 22 ao dia 27 de maio de 2023.
Para o Prefeito Nicson Marreira, o intercâmbio esportivo e escolar é fundamental, pois fortalece as parcerias além de incentivar a prática de atividade física de maneira saudável.
“Depois de muito tempo trouxemos novamente essa prática rica ao nosso município, porque sabemos a importância do esporte em nossa cidade, principalmente, em nossas escolas. Seremos polo da 44ª edição, e isso mostra o potencial que temos no interior do Amazonas. Como polo 4, estamos preparados para receber as comitivas dos nossos municípios convidados para este espetáculo desportivo”, destacou o Prefeito.
Para Josué Dantas, Secretário Executivo de Esportes, o evento é essencial a todos os estudantes envolvidos, sejam eles da rede municipal, estadual, federal, como da particular, e mostra que a Administração Municipal tem resgatado iniciativas do esporte antes privadas de acontecer.
“Hoje temos uma gestão realmente comprometida com a educação, o esporte e a cultura. Todos os dias temos a motivação e o incentivo para trabalhar em prol da qualidade de vida de nosso povo através do esporte em suas múltiplas modalidades. A realização do JEAS é mais um dos grandes eventos que está prestes a acontecer em nossa cidade e estamos preparados pra mais essa competição”, afirmou Dantas.
*Com informações da assessoria