A iniciativa é do Sebrae e funciona há 10 anos, contribuindo com o desenvolvimento do ensino empreendedor no país. Em Tefé, o Programa completa três anos em 2023 e é promovido pela Prefeitura de Tefé por meio Departamento de Política e Programas Educacionais (DEPPE), departamento vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC).
Os quatro dias de encontro aconteceram no auditório da Escola Municipal Wenceslau de Queiroz, localizado no bairro Fonte Boa, cidade de Tefé, de 18/7 a 21/7, e reuniu mais de cem educadores, que foram treinados pelo Sebrae Amazonas.
As atividades do Programa são desenvolvidas em sala de aula por alunos do 1º ao 9º anos do ensino fundamental com a mediação dos professores das escolas municipais. Este ano, quem ministrou a formação técnica aos profissionais da educação foi a professora Ana Cláudia Chacha, consultora do Sebrae Amazonas.
Em 2022, a II Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) foi um sucesso de público. Diversos de projetos desenvolvidos após a formação dos professores, foram apresentados pelos alunos na praça da Matriz de Santa Teresa, centro da cidade. Mais de mil pessoas que visitaram os stands dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos comentaram sobre o evento.
“É maravilhoso poder observar de pertinho como estão sendo educadas os nossos filhos e mais legal ainda é saber que estão aprendendo algo que levarão para a vida toda”, disse Rodrigo Martins, pai de Emily, estudante e participante da II Feira JEPP.
Para a Eduarda Lopes, mãe de Pedro Paulo, a iniciativa é fundamental para os estudantes porque são desenvolvidas as competências necessárias para que empreendam na sua própria vida e conquistem seus sonhos.
“Quando essas crianças se tornam protagonistas, atores e atrizes de suas próprias obras, aqui neste caso, de seu próprio negócio e empreendedoras de si, e percebem que são importantes neste processo e podem ajudar o mundo a ser e se tornar um lugar mundo, vemos que a missão e o papel de nossos profissionais tem valido a pena como mediadores do conhecimento”, aponta Rayana, que também é educadora.
Os organizadores do evento em Tefé reforçam que a cada ano de realização da iniciativa no Município, as atividades se intensificam e mobilizam mais escolas da rede pública municipal, expandido a Educação Empreendedora no ambiente escolar.
“A expectativa para a terceira edição é que este número dobre, que tenhamos mais participação das demais escolas e assim possamos ter um grande evento, uma grande culminância no final do ano com muitos trabalhos apresentados ao público de Tefé”, salientam Wagner Rocha e Eric Braga, do Departamento de Política e Programas Educacionais (DEPPE), departamento vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC).
A Escola Municipal Colônia Ventura e a Escola Municipal Prof. Luzivaldo Castro dos Santos, na zona urbana, são exemplos de sucesso no Programa. Ambas as unidades de ensino apresentaram projetos que foram destaque durante a exposição em 2022.
“Assim que soubemos do projeto, a gente quis logo aderir e desenvolver na escola. Tivemos forte aceitação pelos nossos professores, que gostam é de desafios mesmo (risos). Em seguida, a gente apresentou em nosso stand “Doceteria do Lulu” e foi um tremendo sucesso, comentou Ana Mágila, diretora da Escola Luzivaldo Castro, durante a partilha de experiência na capacitação deste ano.
Hudson Cruz, diretor da Escola Municipal Colônia Ventura, explica que recebeu a proposta de implementação da Feira JEPP com muito entusiasmo e incentivo dos professores de sua escola.
“Os nossos professores amam o que fazem e gostam de trabalhar em prol da qualidade da educação. Quero, inclusive, parabenizá-los aqui ao vivo! Em relação ao nosso projeto na Feira JEPP, gostaria de enfatizar que todos os trabalhos desenvolvidos tem sido um sucesso. Os desafios são grandes, mas a vontade de vencer e fazer o melhor por nossas crianças, é maior que todas as adversidades encontradas pelo caminho”, pontua Hudson Cruz, durante a capacitação.
Dinâmica da capacitação e realização da III Feira JEPP de 2023
“Após terem sido treinados, cada professor poderá mediar o conhecimento adquirido em sala de aula com suas turmas, desenvolvendo uma temática específica relacionada a faixa etária e modalidade de seus alunos. Isso é possível graças as parcerias que temos com o Sebrae Amazonas. E também graças ao incentivo e apoio que o nosso Prefeito Nicson Marreira tem com estes projetos que somam e fortalecem a educação municipal”, explica Marcus Lúcio de Sousa, Secretário de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), que no encerramento da formação, 21/7, foi representado pela Subsecretária da SEMEEC, Profa. Gracilene Mendonça.
Na formação de 18/7 a 21/7, os educadores de Tefé passaram por formação teórica prática sobre as principais áreas que serão promovidas pelas escolas até dezembro, período em que acontecerá a culminância da III Feira JEPP de 2023.
“O objetivo do Programa é estimular a cultura empreendedora no ambiente escolar. Isso significa que você implementará em suas turmas práticas de aprendizagem que valorizam a autonomia e o protagonismo dos estudantes”, destaca Ana Cláudia Chacha, consultora do Sebrae Am.
Para cumprir esse propósito, o JEPP é composto por nove temas, um para cada ano do ensino fundamental.
1º ano – Descobertas empreendedoras no jardim sensorial;
2º ano – Descobrindo alimentos e temperos naturais;
3º ano – Brinquedos ecológicos;
4º ano – Produções culturais criativas;
5º ano – Sabores e cores regionais;
6º ano – Soluções sustentáveis;
7º ano – Robótica empreendedora;
8º ano – Tecnologias digitais e soluções empreendedora;
9º ano – Geração empreendedora.
*Com informações da assessoria