O município de Tefé assinou o termo de adesão ao Programa Cidade Empreendedora, do SEBRAE Amazonas, na terça-feira (26). O prefeito Nicson Marreira assinou o termo, oficializando o interesse na parceria para o ciclo de 2025, que busca transformar realidades municipais por meio do empreendedorismo e da gestão estratégica.
Tefé é o quarto município a confirmar participação na próxima edição do programa, que, entre 2023 e 2024, realizou mais de 1.000 ações em 12 municípios do Amazonas, impactando diretamente mais de 12 mil pessoas. A iniciativa é uma ferramenta essencial para fortalecer a economia local e promover desenvolvimento sustentável dos municípios.
O programa permite que as prefeituras escolham um dos três pacotes de atuação: básico, intermediário ou avançado, de acordo com suas necessidades e realidade local. As ações incluem desde o incentivo ao empreendedorismo até a implementação de políticas públicas que otimizem a gestão municipal.
Segundo Manoel Oliveira, gerente do Escritório Regional do SEBRAE em Tefé, a adesão de Tefé ao programa demonstra o compromisso da gestão municipal em promover o crescimento econômico sustentável.
“Tefé possui grande potencial para impulsionar os negócios locais, é um município-polo. O programa oferecerá o suporte necessário para fortalecer as iniciativas existentes e criar oportunidades”, explica o gerente.
Após a assinatura do termo, o próximo passo será a realização de um diagnóstico detalhado das demandas do município, por meio de oficina com os secretários municipais e suas equipes. Esse levantamento será conduzido em parceria entre as equipes técnicas do SEBRAE-AM e das secretarias municipais, sendo a base para a formulação do plano de trabalho a ser implementado.
As ações estão organizadas em 10 eixos estratégicos, alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os eixos estão: Gestão e Políticas Públicas; Lideranças Locais e Governança; Simplificação; Sala do Empreendedor; Compras Públicas e Acesso ao Crédito; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Socioprodutiva; Identidade, Vocações e Mercado; Inovação; e Resiliência Climática e Sustentabilidade.
Adesão ao Cidade Empreendedora – O edital para adesão ao Programa Cidade Empreendedora 2025 está disponível de 20 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. Municípios interessados podem obter acessar ao edital de chamamento público pelo site pelo site https://cidadeempreendedoraam.com.br/.
*Com informações da Agência Sebrae de Notícias