Nova gestão de Uarini limpa todos os bairros da cidade em 30 dias

Fotos: Divulgação

A cidade de Uarini, no interior do Amazonas, começou 2025 com uma transformação visível: em apenas 30 dias, todos os seus cinco bairros foram completamente limpos. Sob a liderança do prefeito Marcos Martins e da vice-prefeita Kelly Pinedo, a nova administração implementou uma reestruturação significativa na Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Com a contratação de temporário de mais de 100 servidores, divididos entre garis, roçadores e coletores de resíduos, os bairros São Jorge, Santo Antônio, Verde, Novo e Centro receberam serviços completos de capina, varrição, roçagem, coleta de lixo e entulhos, além de orientações sobre descarte adequado de resíduos.

Os bairros São Jorge, Santo Antônio, Verde, Novo e Centro receberam serviços de capina, varrição, coleta da varrição, roçagem, coleta do lixo urbano e de entulhos, e ainda orientações de conscientização sobre a destinação adequada do lixo doméstico e sobre o novo cronograma de horários da passagem do caminhão coletor em cada bairro, para que o cidadão uariniense possa se adequar à nova rotina de uma cidade limpa e saudável para todos.

Para o secretário da Semma, Józimo Ferreira, a nova reestruturação na Secretaria de Meio Ambiente, determinada pelo prefeito Marcos Martins, contribuiu para que fosse possível realizar o trabalho.

“Veja, os serviços de capina, varrição, coleta da varrição e dos resíduos hospitalares, roçagem, coleta do lixo urbano e de entulhos, antes realizados por três repartições, o que gerava transtornos e dificuldades na execução dos serviços, sob a determinação do prefeito, agora concentram-se em uma única repartição: aqui na Semma. E isso facilita infinitamente a gestão dos serviços”, pontuou o secretário.

Para tanto, o prefeito Marcos Martins ordenou a compra de diversos novos equipamentos e ferramentas, bem como aumentou em mais de 250% o número de contratados temporários para agilizar o serviço de limpeza emergencial da cidade de Uarini, a qual se encontrava em aparente abandono.

Foram adquiridos novos carrinhos de mão, roçadeiras, pás, enxadas, vassouras, sacos de lixo, ciscadores, terçados, luvas de pano e sintéticas, e ainda novos fardamentos para as equipes de limpeza, as quais já estão recomeçando a limpeza nos bairros que já foram limpos e na estrada Uarini-Copacá, vindo desde a Comunidade Capelinha até a área urbana da cidade.

*Com informações da assessoria