Avião da MAP com destino a Carauari faz pouso forçado em Manaus

Uma aeronave da MAP Linhas Aéreas, de prefixo PR-MPN, fez um pouso de emergência no aeroporto internacional de Manaus, neste sábado (15). Ele tinha como destino a cidade de Carauari. Segundo áudios de passageiros a bordo do avião, a aeronave deu pane e retornou para a pista do aeroporto, fazendo o pouso de “barriga”. As equipes de segurança atuaram jogando espuma na pista, para evitar risco de incêndio. Não houve feridos, apenas passageiros nervosos, passando mal pelo susto e aparentemente uma mulher desmaiou.

O Corpo de Bombeiros também foi acionado para a ocorrência. Ainda conforme o áudio, a aeronave apresentou falha ainda sobrevoou pelo rio Negro, retornando à pista. Os bombeiros tem uma equipe que atua na Seção Contra Incêndio do aeroporto internacional. MAP A MAP Linhas Aéreas informa que, devido a um problema técnico, neste sábado, a tripulação do voo PR-MPN, que estava indo de Manaus para Carauari, precisou retornar e fazer um pouso de emergência, bem-sucedido, no aeroporto Internacional Eduardo Gomes, ocasião em que não houve maiores incidentes. De acordo com a empresa aérea, o piloto seguiu todas as normas padrão para o tipo de ocorrência, agindo corretamente e dentro dos procedimentos internacionais de segurança de voo.

Avião faz pouso
segundo informações dos tripulantes, teria ocorrido uma falha no trem de pouso do avião. Carros de bombeiros e de emergência foram acionados para dar suporte durante o pouso. Conforme sumário Estatístico do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que investigou 1.187 acidentes e 513 incidentes aéreos no Brasil ocorridos em uma década (de 2008 a 2017), entre os incidentes, falha com trem de pouso corresponde a 17,3% dos casos no período.

Problema no ar-condicionado ontem Um aparente princípio incêndio no ar-condicionado do avião modelo ATR, prefixo PP-MPY, da Map Linhas Aéreas, obrigou retorno da aeronave a Manaus, ontem. Ela estava em pleno voo para Parintins. O problema aconteceu num voo extra, que saiu às 14h30 da capital, rumo à sede do município. Os passageiros foram retirados rapidamente do avião, após o pouso em Manaus. Um deles fotografou a fumaça saindo da porta da aeronave, de dentro do ônibus de transferência interna do aeroporto Eduardo Gomes. No ar, no momento em que começou o fumaceiro, os passageiros passaram momentos de sufoco. Outro passageiro fotografou o interior do avião.

Esclarecimentos
A MAP Linhas Aéreas informa que solucionou, de maneira ágil, a falha no sistema de refrigeração da aeronave com destino a Parintins e que os passageiros seguiram viagem normalmente. A companhia reforça que segue os mais rígidos padrões de segurança, por isso mesmo qualquer intercorrência, apesar da não gravidade, leva à revisão imediata dos procedimentos. Demanda aumenta os voos para a Ilha Tupinambarana aumentam, esta época, por conta dos preparativos para o Festival Folclórico. Em todos os fins de semana, até a Festa dos Bumbás propriamente dita, eles serão constantes. A procura tem obrigado diversas companhias, como a MAP, a fazerem voos extras para a cidade. A MAP Linhas Aéreas tem muitos voos programados para Parintins, até o fim do mês e nos primeiros dias de julho.

Com informações do Portal do Marcos santos