Cabo Maciel pede mais estrutura para o 3º BPM

O tráfico de drogas no município de Tefé intensificado agora, na enchente do rio, está preocupando o deputado estadual Cabo Maciel (PR), que nesta terça-feira (15), da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), pediu ao Governo do Estado maior apoio ao 3º Batalhão da Polícia Militar. Segundo ele, o tráfico de drogas vem da tríplice fronteira (Brasil, Peru e Colômbia).

Na última semana, Cabo Maciel já havia falado das apreensões feitas pela Polícia Militar (PM) em conjunto com a Polícia Federal (PF). Na primeira, foram apreendidos 41 mil pés de maconha; em seguida, na primeira quinzena de abril, a polícia tirou de circulação 16 quilos de pasta-base de cocaína; e numa terceira ação, no dia 26 de abril deste ano, apreendidos 54 quilos de pasta-base.

“Os resultados devem-se a união da PF e da PM no município”, disse ele, destacando a ação de 25 policiais militares da força tática. Nessa ocasião, segundo lembrou o deputado, três homens foram presos: Gilson Feitosa Azevedo, 32; Alzanir Andrade Magalhães, 27, e Jorge Van Tavares Sales, 33, que trouxeram o carregamento do município de Santa Rosa, no Peru.

A droga encontrada estava a dois metros de profundidade. “A equipe, comandada pelo major Ayrton Norte, teve que buscar a droga no fundo, amarrada no toco de uma árvore (38 quilos de pasta-base de cocaína)”, disse.

O deputado fez questão de ressaltar o pouco equipamento e a pouca estrutura no interior. “Tefé, na seca, tem dois a três entradas para abordagem, mas na cheia elas transformam em centenas de furos, facilitando a entrada da droga no Estado”, disse ele, ressaltando, também, a insegurança dos ribeirinhos com os ataques dos bandidos, conhecidos como “barriga d’água” contra os moradores. “Eles tomam rancho, dinheiro e celular, entre outros pertences”, disse.

Cabo Maciel solicitou ao Governo do Estado e ao comandante da PM, Almir Davi, reforço de munição e coletes e armas de grosso calibre, além de uma lancha potente para o patrulhamento no município e a inauguração da nova sede do batalhão, que vai dar melhor estrutura de trabalho aos policiais do município.

O deputado aproveitou, ainda, para parabenizar o superintendente da PF no Amazonas, delegado Sérgio Fontes e o comandante da 3º BPM de Tefé, major Airton Nobre, pelas ações de combate ao narcotráfico na região.

Fonte: ALEAM