Campanha publicitária do Ministério da Saúde destaca Fcecom

foto fcecon 3Referência no tratamento do câncer na Amazônia Ocidental, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), foi indicada pelo Gabinete da Presidência da República para representar o modelo de tratamento oncológico brasileiro padronizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O conteúdo, que faz parte da campanha publicitária “Tempo de Saúde”, será divulgado por meio de um vídeo institucional, que passa a ser veiculado em emissoras de TV e Rádio em rede nacional, a partir deste domingo (19), segundo informou a equipe técnica do Ministério da Saúde (MS) que esteve em Manaus, no último dia 6, acompanhando as gravações realizadas na sede da FCecon – rua Francisco Orellana, Dom Pedro, zona centro-oeste da capital.

No vídeo, recebem destaque procedimentos padronizados pelo ministério em todas as vertentes da saúde pública do país. No Amazonas, o tema abordado foi o tratamento de pacientes oncológicos, abrangendo desde o diagnóstico da doença até a parte da medicação de alto custo, fornecida gratuitamente.

No diagnóstico, os pacientes com suspeita de câncer no Amazonas e de estados e países vizinhos que procuram a unidade hospitalar contam com equipamentos de alta tecnologia adquiridos pelo Governo do Estado, através da Susam.

A gerente do Serviço de Imagenologia da FCecon, médica radiologista Sabrina Bianco, avaliou que os aparelhos de tomografia e ressonância magnética, ambos adquiridos por valores superiores a R$ 1 milhão, além de eficazes no diagnóstico, classificam o estadiamento (estágio) da doença, o que facilita ao médico encaminhar o paciente ao tratamento mais adequado (cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou os três associados).

“Com essa tecnologia os médicos conseguem planejar um tratamento mais eficaz, tanto em relação à quimioterapia e radioterapia, quanto em relação à medicação via oral”, disse Sabrina Bianco, frisando que a FCecon é pioneira no uso desses equipamentos no Estado.