Com evento no Teatro Amazonas, Manaus entra no clima das Olimpíadas Rio 2016

olym-2016

Em evento no final de quinta-feira, 6 de agosto, no Teatro Amazonas, o governador do Amazonas, José Melo, declarou aberto o Ano Olímpico, marcando a contagem regressiva para realização das Olimpíadas Rio 2016, que acontecerá daqui a exatos 364 dias e terá Manaus como Cidade-Sede. A solenidade marcou a formalização da capital do Amazonas como sede do Torneio de Futebol Olímpico 2016.

“Assinamos aqui hoje o documento que simboliza nosso compromisso para realização dos jogos em Manaus. Fazemos isso com muita tranquilidade porque sabemos que tudo que poderia ser feito, de maior custo, como a Arena da Amazônia e a estrutura segurança, já está pronto. Agora são ajustes finos”, declarou o governador após assinar o “Host City Contract” (Contrato de Cidade-Sede).

O documento também foi assinado pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. “Nós fomos a última cidade a ser escolhida como Cidade-Sede e hoje somos a primeira a assumir esse compromisso. Vamos fazer o melhor, tenho certeza, porque temos nossa capacidade de organização conjunta. A Copa do Mundo foi nosso avant première, agora teremos o selo olímpico, que ninguém tira mais”, frisou o prefeito.

A assinatura do documento possibilita que os parceiros do megaevento esportivo, o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus, possam usufruir do benefício de se associarem às marcas oficiais dos Jogos Olímpicos, inclusive na promoção turística do destino para atrair visitantes durante a competição. O documento explicita as obrigações e direitos de ambas as partes na organização dos jogos nas Cidades do Futebol. O detalhamento destas obrigações consta no Caderno de Encargos e na Matriz de Responsabilidades, que são documentos complementares ao contrato.

O  diretor geral de Operações do Rio 2016, general Marco Aurélio Vieira, presente no evento, também destacou a capacidade de organização do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus. “Manaus candidatou-se de última hora, mas hoje mostra que é um modelo de gestão dos Jogos Olímpicos, ao ser a primeira a assinar o contrato de Cidade-Sede”, ressaltou Marco Aurélio.

A vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Nawal El Moutawakel, afirmou, na solenidade, que a exemplo do governo brasileiro e dos governos do Rio de Janeiro, Manaus também demonstrou que está comprometida em fazer dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o primeiro da América do Sul, um dos melhores da história.

Também estavam presentes no evento o senador Omar Aziz, os coordenadores estadual e municipal do Comitê Manaus 2016, Mário Aufiero e Bernardo Monteiro de Paula, respectivamente, secretários estaduais e municipais, deputados e vereadores estudantes e atletas da terra.

Um dos mascotes das Olimpíadas, Vinícius, juntamente com os bois-bumbá Garantido e Caprichoso, foram as grandes surpresas da festa da abertura do Ano Olímpico em Manaus. Ao som da toada, eles dançaram na sacada principal do Teatro Amazonas. A festa também contou com o lançamento da campanha institucional “Manaus nas Olimpíadas”, com jingle no ritmo de boi-bumbá entoado pela cantora Márcia Siqueira, acompanhada da Orquestra Filarmônica do Amazonas.

Programas – O evento, realizado pelo Governo do Estado e Prefeitura de Manaus, através do Comitê Organizador do Torneio Olímpico de Futebol Manaus 2016 (Comitê Manaus 2016), também marcou o lançamento de três programas: o “Programa de Voluntários Rio 2016”, que vai reabriu as inscrições no Estado nesta quinta-feira, 6 de agosto; o “Ajuri – Voluntários da Amazônia”, que é o programa de voluntariado de Manaus; e o  “Transforma”, uma parceria entre o Comitê Rio 2016, Governo e Prefeitura, que vai introduzir o clima olímpico nas escolas da rede pública de ensino.

Manaus receberá seis jogos do Torneio de Futebol Olímpico – quatro do masculino e dois do torneio feminino, que serão realizados na Arena da Amazônia, nos dias 4, 7 e 9 de agosto de 2016. A festa das torcidas também irá acontecer nos “Live Sites”, espaços projetados na Ponta Negra e no Largo São Sebastião para que turistas e moradores acompanhem as competições.

Voluntariado – Durante os Jogos Olímpicos, a cidade de Manaus terá dois programas de voluntários atuando em frentes distintas, mas com o mesmo propósito: ajudar na organização do evento dentro e fora da Arena da Amazônia. Os voluntários recrutados pelo Rio 2016 vão atuar na Arena da Amazônia e Centros de Treinamento, além de aeroporto e hotéis, sendo esses  exclusivamente no atendimento dos atletas e da família olímpica. São nove áreas de atuação disponíveis: atendimento ao público, apoio operacional, produção de cerimônias, transportes, esportes, serviços de saúde, imprensa e comunicação, protocolo e idiomas e tecnologia.

Como Manaus foi a última cidade confirmada e as inscrições para o voluntariado já haviam sido encerradas, o Rio 2016 reabriu as inscrições, nesta quinta-feira, dia 6, exclusivamente para a cidade, até o dia 13 de setembro. Os interessados podem acessar o site www.rio2016.com/voluntarios   para maiores informações e fazer a inscrição no formulário online.

A partir dessa inscrição todos entram na Jornada do Voluntário Rio 2016 e serão convidados a participar de uma entrevista presencial que acontecerá no período de 20 de outubro até 14 de novembro, no Centro de Seleção de Voluntários (Unidade Estácio de Sá – Avenida Djalma Batista, 122, bairro Parque Dez, zona centro-sul). O treinamento presencial será a partir de maio também na Estácio de Sá, e todos os voluntários participam de treinamentos online a partir de janeiro de 2016. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3004-2016 (custo de ligação local).

Voluntários Manaus – O Programa de Voluntariado “Ajuri – Voluntários da Amazônia” foi criado com o objetivo de estimular a população local a fazer parte deste momento único no País que são os Jogos Olímpicos Rio 2016. “Ajuri” é um termo regional que quer dizer ajuntamento, reunião, mutirão de pessoas para um trabalho comunitário e foi escolhido para simbolizar essa união de esforços.

As inscrições para o Programa de Voluntariado vão ser realizadas de 16 de novembro a 31 de dezembro deste ano por meio do site que o Governo e a Prefeitura estão criando para a divulgação dos jogos Rio 2016. A seleção dos inscritos será feita no período de 11 a 28 de janeiro de 2016 e os treinamentos teórico e prático serão realizados de abril a maio.

Os requisitos exigidos para inscrição no Programa de Voluntariado local são idade mínima de 18 anos até fevereiro de 2016 e ensino fundamental completo. Os benefícios oferecidos aos participantes são treinamentos exclusivos e certificado de horas complementares emitido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), uniforme completo, transporte durante a atuação, alimentação nos dias de trabalho e declaração de participação.

Os voluntários atuarão nas áreas de atendimento e informação, apoio operacional, imprensa e comunicação e idiomas no entorno da Arena da Amazônia, aeroporto, Live Site, Centro Aberto de Mídia e Casa do Voluntário. A gestão dos programas sociais, como o Transforma e o Ajuri, está sendo feita em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades).

Sobre o Transforma – Para levar toda a energia dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para dentro das escolas, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 desenvolveu o Transforma, programa de educação que promove esportes e valores Olímpicos e Paralímpicos para alunos do Ensino Fundamental e Médio. O programa oferece, gratuitamente, materiais didáticos, cursos de formação, capacitações esportivas, desafios escolares, sugestões de conteúdo para aulas e festivais abertos ao público.

Lançado em 2014, o programa já impacta 2200 instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro, Brasília e Minas Gerais, com um milhão de alunos envolvidos direta ou indiretamente. No Rio, o Transforma já integra o sistema de políticas públicas da cidade. Para ampliar o seu alcance, o programa lança em agosto, em parceria com o MEC (Ministério da Educação), uma plataforma de ensino a distância, em português, inglês e espanhol.

Transforma em Manaus – Em Manaus, o programa vai atuar de forma presencial em 100 escolas (50 municipais e 50 estaduais), levando capacitações esportivas para professores de educação física. Também serão realizados 8 Festivais Transforma, evento realizado em parceria com as confederações, para promover o primeiro contato com esportes Olímpicos e Paralímpicos pouco praticados no Brasil, como Badminton e Goalball.

“A chegada do Transforma em Manaus reforça que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 são do Brasil. Através do programa, alunos e professores poderão conhecer e experimentar toda essa energia nas suas escolas”, comemora Vanderson Berbat, Gerente de Educação dos Jogos Rio 2016.

FOTO: JOEL ARTHUS /SECOM