Concerto de Natal, promovido pelo Governo do Amazonas, atrai público recorde

O Concerto de Natal reuniu público recorde de cerca de 80 mil pessoas na noite de domingo (25), no Centro de Manaus. Realizado pelo Governo do Amazonas, o evento tradicional no calendário cultural do Estado abordou a história do nascimento de Jesus Cristo através do tema ‘Natal e o Batismo da Fé’, reforçando o sentido cristão do dia do Natal. Mais de 4,5 mil artistas, entre profissionais de teatro, dança e música, e alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e do Projeto Jovem Cidadão participaram da apresentação.

O vice-governador do Amazonas, José Melo, prestigiou o espetáculo e ressaltou que o nível elevado de profissionalismo atingido pelo Concerto de Natal e o fortalecimento das mensagens cristãs de fé, amor e esperança em pleno dia do Natal encantam as famílias amazonenses e transformam o evento em uma tradição das festas de fim de ano. “É um trabalho desafiador que é resultado de um investimento em transformação cultural que o Governo do Amazonas tem feito”, reforçou Melo.

Para facilitar a visualização do espetáculo pelo público, foram instalados diversos telões em pontos estratégicos no Largo São Sebastião, nas ruas Tapajós, José Clemente, Dez de Julho e na Avenida Eduardo Ribeiro. O evento também contou com os recursos de audiodescrição e linguagem de sinais para atender aos portadores de necessidades especiais.

A estudante Beatriz Viana, 15, acompanhou o espetáculo dentro do auditório do Teatro Amazonas. Ela é portadora de deficiência visual, mas não perdeu nenhum momento da história graças ao recurso de audiodescrição, implantando no evento desde 2009. “Nem sempre nossos acompanhantes podem descrever as coisas. Com a audiodescrição é ótimo porque a gente consegue perceber tudo o que está acontecendo”, disse.

Um dos momentos de maior surpresa para o público foi quando o personagem principal do espetáculo, Jesus, surgiu na cúpula do Teatro Amazonas. A encenação contou ainda com a apresentação de um balé em rapel descendo pelas paredes do teatro. “É uma produção de muita dedicação e empenho que permite a gente contar uma história extremamente popular, rica em detalhes. A gente não pode escorregar porque todo mundo já conhecer. E contar com sentimento, com alma, genialidade e suspresas”, afirmou o secretário estadual de Cultura, Robério Braga.

O Concerto de Natal contou ainda 400 profissionais da Central Técnica de Produção (CTP), responsáveis pela confecção de cenários, figurinos e adereços, e também de uma equipe de montagem do palco de 1.200m² nos arredores do Teatro Amazonas. Dos artistas que participaram do evento, cerca de três mil são alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e do Projeto Jovem Cidadão, ambos do Governo do Estado. A Orquestra Amazonas Filarmônica, Amazonas JazzBand, Orquestra de Violões do Amazonas, Coral do Amazonas, Corpo de Dança do Amazonas e Balé Folclórico do Amazonas também participaram do espetáculo.

 Fonte: AGECOM

Foto: Alfredo Fernandes