Coordenador Estadual do Comitê Manaus 2016 destaca passagem do Dia Olímpico

FOTOS---WREDMAN-(2)

O coordenador estadual do Comitê Olímpico Manaus 2016, Mário Aufiero, destacou a passagem do Dia Olímpico, comemorado nesta terça-feira, dia 23 de junho. É a data em que se comemora a realização dos Jogos Olímpicos da Era Moderna e marca também a criação do Comitê Olímpico Internacional (COI).

“É uma data a ser lembrada e, para nós que vamos participar diretamente da realização dos Jogos Olímpicos 2016, passará a ter um significado ainda mais importante daqui em diante”, disse Aufiero.

De acordo com ele, o Comitê Olímpico Manaus 2016, que integra as ações do governo e da Prefeitura, voltados para a realização do Torneio de Futebol Olímpico em Manaus, está programando uma série de eventos que marcarão, a partir de agosto, a contagem regressiva do ano olímpico, dentre os quais o Domingo Olímpico, para incentivar a prática esportiva na população; a Semana Olímpica, com clínicas esportivas realizadas por personalidades do mundo esportivo e o projeto Transforma, que leva o tema das Olimpíadas para dentro das escolas.

“Estamos trabalhando na definição da programação desses projetos que vão despertar na população os valores e o Espírito Olímpico, a cultura da paz, a educação e a cultura, além de ressaltar o papel transformador do esporte na vida das pessoas”. Disse Aufiero.

As comemorações do Dia Olímpico tiveram início em 1948. A data foi escolhida para comemorar o nascimento do COI e dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Em 23 de junho de 1894, em Paris, foi criado oficialmente o COI, em Congresso Internacional promovido pelo Barão Pierre de Coubertin, então secretário-geral da União das Associações de Esporte da França, na Sorbonne. Neste Congresso, decidiu-se que os primeiros Jogos seriam em Atenas, em 1896, e os seguintes em Paris, em 1900.

Foto: WREDMAN