Em visita a pelotão de fronteira, Wilson Lima exalta papel do Exército no combate ao tráfico e crimes ambientais

O governador do Amazonas, Wilson Lima, iniciou a programação da segunda edição do “Amazonas Presente”, nesta quarta-feira (28/08), com uma visita ao 2⁰ Pelotão de Fronteira (PEF) do Exército, em Ipiranga (a 147 quilômetros de Tabatinga), às margens do rio Iça, na fronteira do Brasil com Peru e Colômbia. Wilson Lima conheceu a estrutura do pelotão, onde destacou a importância do Exército na região, e visitou famílias da comunidade Ipiranga.

O Amazonas Presente é o programa do Estado que leva para mais próximo da população os serviços do Governo e, nesta edição, atende municípios da região do Alto Solimões, com gabinete provisório do governador instalado em Tabatinga (a 1.107 quilômetros de Manaus). As ações iniciam hoje e vão até sexta-feira, dia 30 de agosto.

“O Exército tem um papel fundamental nesse processo de proteção da nossa floresta. Fiz questão de vir aqui cumprimentar o comandante e os militares que estão sob seu comando que, além de fazerem a proteção ostensiva, também trabalham com essas ações sociais de atendimento na área médica e de cidadania por aqui”, ressaltou o governador, que foi recebido pelo comandante do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva, coronel Almeida Júnior, pelo general de Brigada, Cristiano Pinto Sampaio, e pelo tenente Isaudo Monteiro Filho, comandante do 2º PEF.

Wilson Lima destacou, ainda, que a extensão e distância das fronteiras exigem um trabalho integrado das forças de segurança. “A nossa fronteira é muito extensa, a maioria em áreas muito remotas. Aqui a gente está na fronteira com a Colômbia, há uma atividade muito intensa de transporte de produtos e, principalmente, a questão do tráfico de drogas, que é muito combatido por esse pelotão, com o apoio, em algumas situações, das polícias Militar e Civil”, frisou. O secretário de Segurança do Amazonas, coronel Louismar Bonates, também acompanhou a visita.

Combate ao crime – Ao todo, o Exército tem 24 pelotões de na região de fronteira da Amazônia Brasileira. O fortalecimento da parceria entre Exército e Governo do Estado vai intensificar a atuação no combate a crimes como tráfico de drogas e armas, além de crimes ambientais na região.

“É muito gratificante receber a visita do governador do Amazonas aqui no pelotão e poder ver as nossas possibilidades e limitações, assim como a intenção e ajuda do governo junto ao Exército, representado aqui pelo Segundo Pelotão Especial de Fronteira Ipiranga. A nossa missão aqui é combater os ilícitos transfronteiriços e ambientais. Nós temos militares 24 horas por dia, sete dias por semana, realizando a fiscalização da entrada do rio Içá”, explicou o tenente Isaudo Monteiro Filho.

Melhorias – Em conversa com moradores da comunidade de Ipiranga, onde vivem cerca de 350 pessoas, o governador visitou a Escola Estadual Presidente Vargas e afirmou que vai estudar a possibilidade de instalar um purificador de água do sistema Salta-Z, na localidade, já que as famílias têm dificuldade de acesso à água potável. Há quase 20 anos um governador não visitava a comunidade. Wilson Lima é o segundo a fazê-lo.

Amazonas Presente – A segunda edição do Amazonas Presente segue até sexta-feira com programações em Atalaia do Norte, Benjamin Constant e São Paulo de Olivença, além de Tabatinga. A programação inclui ações nas áreas de saúde, educação, produção rural, segurança, justiça e cidadania. Ainda nesta quarta-feira, o governador visita São Paulo de Olivença e volta à Tabatinga para programação que inclui

Nesta quarta-feira (28/08), a agenda segue com atividades em São Paulo de Olivença e retorna a Tabatinga, onde o governador se reúne com representantes das forças de segurança da tríplice fronteira.

Fotos: Maurílio Rodrigues / Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.