Governo e empresários debatem o fortalecimento do setor de eletroeletrônicos do PIM

O fortalecimento do setor de eletroeletrônicos da Zona Franca de Manaus, um dos mais afetados pela crise, foi a principal pauta da reunião entre o governador do Amazonas, professor José Melo, e a diretoria da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), que aconteceu, no final da manhã desta quarta-feira, 12 de abril, na sede do Governo do Amazonas, Compensa, zona oeste de da capital.

A reunião contou com a presença dos secretários de Estado da Fazenda, Jorge Jatahy, e de Planejamento, Jorge Junior, e dos representantes da Eletros, Edwards Feder, Lourival Kiçula, Luiz Zardani, Thiago Rodrigues e Armando Ennes, todos também diretores de grandes empresas de eletroeletrônicos instaladas do Amazonas e que demonstraram ao governador suas preocupações com as políticas públicas de incentivo.

Nós temos trabalhado, com a ajuda da nossa bancada em Brasília para fortalecer os incentivos para a Zona Franca de Manaus. Um bom exemplo foi nossa conquista para dar celeridade às aprovações dos PPBs junto ao Governo Federal, o que inclusive contará com a participação do Estado”, explicou José Melo.

Dentro das dificuldades do setor, que apresenta quedas há três anos, a produção de aparelhos de TV foi uma das mais afetadas, caindo de 15 milhões de unidades em 2014 para apenas 8 milhões de unidade no último ano.

Nova Matriz Econômica Ambiental – Na oportunidade, o governador ainda apresentou o conceito da Nova Matriz Econômica Ambiental para os empresários. “Nós a criamos com a ajuda de muitos especialistas e agora, junto da Zona Franca, com o incentivo à utilização sustentável dos recursos naturais abundantes que nosso querido Amazonas possui, poderemos ter duas vertentes econômicas no Estado”, completou.

Foto: JOEL ARTHUS/SECOM