Hospital de Uarini ganha equipamento para a prevenção do Câncer de mama

hospital-uarini-2

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando no Hospital Regional Franco Lopes em Uarini, exames de mamografia para atender as usuárias locais que antes precisavam realizar estes exames em Tefé ou em Manaus.
De acordo com o médico Alexander Ribeiro de Liz, que recentemente assumiu a direção do hospital, o equipamento de mamografia encontrava-se encostado e sem uso há mais de 1 ano na unidade. “Verificamos que foi preciso recuperar e fazer uma manutenção no equipamento para que novamente a população pudesse fazer seus exames em Uarini sem necessidade deslocamento para Tefé ou Manaus. Tudo isso, sem esquecer o apoio direto e imprescindível do prefeito Carlinho que entendeu a necessidade de uso deste equipamento para ajudar a população.”, completou o diretor.

hospital-uarini-3
O atendimento está sendo realizado por uma equipe de profissionais que foram treinados exclusivamente para este serviço. Os exames são feitos mediante um cadastro e agendamento da consulta na recepção do hospital de segunda á sexta, pela parte da manhã e da tarde.
O equipamento doado pelo Governo do Estado, um dos poucos em funcionamento em todo estado, usa tecnologia de ponta onde os exames são enviados via internet para o Hospital Francisca Mendes em Manaus, que em poucos dias envia o resultado dos laudos. Após 30 dias de instalação do mamógrafo, o hospital já atendeu cerca de 10 pacientes com os resultados já entregues sem a necessidade de deslocamento para fora do município.

hospital-uarini-1
O rastreamento mamográfico é realizado para verificar se existem sinais de doenças na mama na ausência de sintomas ou alterações da mama. A mamografia pode detectar câncer em seus estágios iniciais, antes mesmo que um nódulo possa ser sentido à palpação, e quando o tratamento pode ser mais bem sucedido.

A mamografia também é usada para determinar qualquer alteração em relação a exames de rotina ou de rastreamento anteriores. O câncer de mama é a neoplasia maligna mais frequente nas mulheres de todo o mundo.

Fotos: Afonso Meneses