Letícia supera Cali como a que possui o maior número de infectados por 100 mil habitantes

A capital da Amazônia teve um caminho difícil; relata 40 casos de infectados e 2 falecidos por coronavírus, sem infraestrutura hospitalar robusta.
Por seu lado, Puerto Nariño, a segunda maior cidade da Amazônia (87 km de Letícia), também foi atingida pela pandemia, que deixa o departamento com uma taxa de 80 infectados por 100.000 habitantes e se assemelha à países vizinhos como Equador e Peru estão passando por uma tragédia, relata a Rádio Caracol.

O prefeito de Puerto Nariño pediu ao governo central que os ajudasse, porque para ele as coisas não são tão boas quanto são pintadas, nem têm a capacidade de cuidar dos doentes como se pensa: “Puerto Nariño é o pulmão do mundo e Está livre de contaminação, mas como estamos, acho que vamos entrar em contaminação “, disse o governador na radiofrequência.

O correspondente da Rádio Caracol alertou que nessa região existe o risco de subnotificação (um número menor de pessoas realmente afetadas) e que é uma realidade que eles não possuem infraestrutura hospitalar para lidar com a crise do coronavírus.

Até alguns dias atrás, Cali apresentava a maior taxa de infecção para cada 100.000 habitantes, conforme relatado por Semana, que colocou Cali em primeiro lugar, com 22 infecções para cada 100.000 habitantes, enquanto a mesma medida na capital do país lança 20,7 de 100.000 pessoas.

Outras cidades registradas pela revista mostram números abaixo do vale e, claro, Letícia, como Cartagena, com uma taxa de contágio de 18,9; Medellín, 8,8; Barranquilla, 6,2, e Bucaramanga, 2,7 para cada 100.000 habitantes.

Via Polzo.com