No Amazonas, 380 mil estudantes da rede pública estadual participam das avaliações da OBMEP

IMG_1651
Foto: Divulgação/SEDUC

Para estimular e promover o aprendizado das ciências exatas nas escolas brasileiras de Educação Básica, nesta semana, foram realizadas, em todo o País, as avaliações da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). No Amazonas, 380 mil estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino participam da competição educativa.

Chegando à 12ª edição, a OBMEP é promovida anualmente pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério da Educação, em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). No Amazonas, a mobilização para participação dos estudantes conta com o apoio do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Aberta para participação de estudantes matriculados no ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e também do ensino médio (1ª a 3ª série), a OBMEP tem como objetivos estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. Também são objetivos da competição educativa: incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas e contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades e institutos de pesquisa, além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

De acordo com o gerente do Ensino Fundamental 2 da Seduc, professor Eriberto Façanha, a Obmep é uma competição educativa consolidada nacionalmente e que oportuniza o aprendizado e o aperfeiçoamento dos estudantes no segmento da Matemática. “A olimpíada estimula o aprendizado e leva os alunos a um maior interesse pelo conteúdo que é ministrado em sala de aula. O pensamento matemático, o desenvolvimento cognitivo e o raciocínio lógico são algumas habilidades trabalhadas na competição”, afirmou.

Amazonas – Em 2016, 380 mil estudantes de aproximadamente 400 escolas públicas estaduais participam da 1ª fase da OBMEP.

Uma das unidades públicas estaduais de ensino que participam da OBMEP é a escola estadual de tempo integral Djalma da Cunha Batista, onde aproximadamente 1,1 mil alunos participaram da avaliação.

O gestor da escola, Orlando Moura, destaca a importância da realização das provas. “Além dos alunos praticarem por meio da avaliação o que é ensinado em sala de aula, o ponto principal da realização das provas da Obmep está no diagnóstico e dos resultados que serão obtidos. De acordo com o desempenho dos alunos nas provas, iremos nos reunir, avaliar aquele conteúdo em que os estudantes tiveram mais dificuldades e trabalharemos reforçadamente, repassando o conteúdo e explicando-o novamente para melhorar a aprendizagem dos alunos”, explicou. 

OBMEP terá duas etapas

Em 2016, a OBMEP será organizada em duas fases. Na primeira, serão aplicadas provas com 20 questões objetivas (de múltipla escolha). A segunda fase, para os alunos classificados na primeira avaliação, está agendada para o dia 10 de setembro, com provas dissertativas.

A 12ª edição da OBMEP premiará estudantes com medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas. Também serão premiadas escolas e Secretarias de Educação que se destacam em virtude do desempenho dos alunos.

Na edição de 2015 da OBMEP, a rede pública estadual de educação do Amazonas registrou a conquista de quatro medalhas de ouro, 13 medalhas de prata, 86 medalhas de bronze, totalizando 103 medalhas, além de 582 menções honrosas.