Polícias Civil e Militar recebem mais 212 viaturas para reforço nas ações de segurança

HER_0072

O Governo do Amazonas entregou nesta terça-feira, 16 de junho, mais 212 viaturas para reforçar as ações das polícias Civil e Militar em Manaus e em 16 municípios do interior do Estado. Os veículos das forças de segurança foram entregues pelo vice-governador, Henrique Oliveira, em solenidade realizada no Sambódromo de Manaus, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da cidade.

Com esta etapa, o Governo contabiliza 512 viaturas entregues para as polícias. Segundo Henrique Oliveira, a previsão é entregar um total de 800 viaturas até o mês de outubro dentro da programação de reestruturação das forças policiais. O investimento previsto pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) é da ordem de R$ 60 milhões, seguindo orientação do governador José Melo.

Do total de veículos desta etapa, 73 são no modelo Renaul Duster destinados a Polícia Militar e serão distribuídas para o patrulhamento nas Companhias Interativas Comunitárias (Cicom’s) dos bairros das zonas leste, sul, centro-sul e centro-oeste. As demais viaturas, no modelo Voyage, vão atender os Distritos Integrados de Polícia (Dips) da capital e interior, Delegacias Especializadas, Comando de Policiamento do Interior e a SSP-AM.

No interior, o reforço contempla 16 municípios. As novas viaturas vão atender as cidades de Apuí, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Novo Aripuanã, Beruri, Maués, Caapiranga, Santa Izabel do Rio Negro, São Paulo de Olivença, Nhamundá, Fonte Boa, Maraã, Barcelos, Uarini, Borba e Nova Olinda do Norte.

 “As polícias precisam estar presentes nas ruas. Hoje chegamos a 512 viaturas, e até outubro estaremos com 800. Os números já revelam uma diminuição grande na violência, principalmente na zona norte de Manaus, onde houve um decréscimo de 60% nos índices de criminalidade. Ainda precisamos reduzir mais, e estamos trabalhando para isso, o que passa pelo aparelhamento das polícias, qualificação dos policiais, e vamos nesse caminho, mesmo enfrentando as crises”, destacou Henrique Oliveira.

Segundo balanço divulgado no início de junho pela SSP, a zona norte registrou redução em torno de 60% nos registros de crimes frente ao mesmo período do ano passado. A região foi a primeira a ser beneficiada com os veículos entregues pelo governo do Estado. A maior redução foi no caso de homicídios, com uma queda de 42,8% no período. Houve ainda diminuição em outros tipos de crimes. Com furtos, a redução foi de 7,8%, e lesão corporal, a queda chegou a 5%, e a tentativa de homicídios foi 50% menor.

De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, Sérgio Fontes, os indicadores apontam para uma progressão na produtividade que deve avançar ainda mais com a nova etapa de equipamentos. Além das viaturas, a SSP-AM também tem investido no aparelhamento em outras frentes, como a entrega de armamentos. Nesta semana, o grupo Fera, da Polícia Civil, recebeu 40 novas pistolas e outros equipamentos não letais para as operações e as ações de controle em eventos.

 “O policiamento ostensivo será muito valorizado. Teremos mais gente nas ruas. Os pequenos crimes que vinham acontecendo devem diminuir. O tempo de resposta com a reestruturação do Ciops também será menor, inferior a 15 minutos. Quanto mais policial na rua, mais tranquilidade, e a nossa polícia vai interagir cada vez mais com a comunidade”, disse Fontes, destacando o fortalecimento das ações do programa Ronda no Bairro.

Monitoramento – Sérgio Fontes anunciou a proposta de incorporar ao sistema do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) as redes de câmeras de videomonitoramento de entidades privadas. Com isso, as câmeras instaladas em empreendimentos comerciais deverão ser ligadas ao painel de monitoramento do Ciops e passarão a ser controladas também pela SSP, o que amplia o alcance do monitoramento em vídeo na capital. A previsão é que uma chamada pública para as empresas e entidades privadas seja divulgada esta semana pela SSP.

 “Existem redes privadas de monitoramento. Estamos nos propondo a acompanhar isso no Ciops também, e com isso ampliar o nosso raio de atuação na cidade. Com a economia que estamos fazendo, com redução de contratos em 20%, pretendemos ampliar o nosso parque de câmeras públicas”, explicou.

Foto: Herick Pereira/Secom