Professor da UEA ganha Prêmio Nacional da Academia de Ciências de Cuba

Pesquisa auxilia os produtores de energia elétrica através de um Algoritmo Inteligente.

Manoel Azevedo, professor do curso de Engenharia da Computação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) ganhou o Prêmio Nacional da Academia de Ciências de Cuba, por seus resultados pela investigação científica “Contribuições para a otimização da qualidade de energia em sistemas elétricos de distribuição primária”. O prêmio foi concedido pelo Centro de Estudios Electro Energeticos da Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas (CEEUCLV), de Cuba.

O professor explica que, com os resultados da pesquisa, é possível resolver problemas de produtoras de energia, com desenvolvimento de um algoritmo inteligente, que permite verificar e analisar qual seria o melhor banco de capacitores ou filtro e a melhor posição de se colocar em consumidores de média tensão.

“A pesquisa se baseia no desenvolvimento de um sistema utilizando técnicas de inteligência computacional [algoritmos genéticos (AG)] para a otimização multiobjetivo da Compensação da Potência Reativa [CPR] em redes elétricas de distribuição capaz de localizar e dimensionar de forma ótima as unidades de compensação necessárias [capacitores e/ou filtros de harmônicos passivos] para obter os melhores benefícios econômicos e a manutenção dos índices de qualidade da energia elétrica [QEE] estabelecidos pelas normas brasileiras”.

Segundo ele, essa é uma conquista da UEA. “O Centro de Estudos Energéticos avalia os melhores artigos na área e relevantes para a ciência como um todo e contribuição para o bom desenvolvimento da Ciência. Essa pesquisa é parte de uma série de vários artigos que elaboramos e foram submetidos à Revistas A2 e congressos em Cuba. Um dos Congressos de Cuba foi o Altae, de notação Internacional”, salientou.

O professor ressalta a participação de Ignacio Perez Abril (Cuba) e Jandecy Cabral Leite (Brasil), que também assinam a autoria do artigo.

Foto: DIVULGAÇÃO/ARQUIVO PESSOAL

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.