O Governo do Amazonas fechou acordo, nesta terça-feira (28/11), com 77 empresas de área meio que prestam serviços diversos à Secretaria de Estado de Saúde (Susam). As empresas, de segmentos como engenharia, telefonia, limpeza e alimentação, dentre outras, não necessariamente ligadas à área de saúde, assinaram ata concordando com o cronograma de pagamentos proposto pelo Estado, relacionado às dívidas que foram herdadas de administrações anteriores. Os representantes das empresas destacaram a transparência com que o assunto está sendo tratado pela nova gestão da Susam.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, o pagamento de empresas de área meio representa um total de R$ 37 milhões por mês, no orçamento da secretaria. O acordo fechado estabelece um calendário regular de pagamento dos passivos, a partir de dezembro.
Presente na reunião, o secretário executivo da Susam, Orestes de Melho Filho, destacou que, excepcionalmente, o sistema da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM) funcionará normalmente em janeiro, para cumprir com o acordo firmado na área da saúde.
Prioridade – O secretário-executivo destacou que o acordo é fruto da determinação do governador Amazonino Mendes, que decidiu priorizar o setor, autorizando a disponibilização de recursos pela Sefaz-AM
Acordo com empresas médicas – Na última semana, 99% das empresas médicas que prestam serviços à rede pública concordaram e assinaram acordo proposto pelo Governo do Amazonas, para o parcelamento das dívidas que foram herdadas de administrações passadas. O acordo está sendo feito com base na capacidade orçamentária do Estado e seguindo as diretrizes legais.
O secretário Francisco Deodato frisa que esta é a primeira vez que é estabelecido um acordo com definição de calendário e forma de pagamento de passivos e que a Susam tem orientado as empresas para que priorizem o salário dos funcionários.
Foto: Divulgação