Setrab vai instalar postos do Sine no interior do Amazonas para combater o desemprego

Os municípios de Parintins, Manacapuru, Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Iranduba receberão, no início de 2018, postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), vinculados à secretaria estadual do Trabalho (Setrab). Nos postos do Sine serão oferecidos serviços como emissão de Carteira de Trabalho, cadastro no Seguro-Desemprego e encaminhamento para vagas de trabalho.

A iniciativa é do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), que iniciou tratativas com as prefeituras e com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para instalação dos postos no interior do Amazonas. Os acordos devem ser assinados nas próximas semanas.

O secretário estadual do Trabalho, Dallas Filho, disse que está seguindo a determinação do governador Amazonino Mendes, que ordenou que as secretarias levassem seus serviços ao interior. “O Governo do Estado vai ampliar os atendimentos oferecidos ao interior. Estamos trabalhando para agilizar a parceria com as prefeituras”, afirmou o secretário.

Visitas – Nos próximos 30 dias, equipes da Setrab visitarão os municípios que receberão postos do Sine. A ideia é analisar a demanda por serviços e encontrar locais onde os postos serão instalados. A visita também analisará a qualidade da internet para transmissão de dados.

“Os postos no interior vão funcionar interligados à Setrab, em Manaus, e ao cadastro nacional do Ministério do Trabalho, em Brasília. Por isso a internet é tão importante”, explicou Dallas Filho.

Há três anos a Setrab planeja instalar postos do Sine no interior, porém a proposta jamais saiu do papel. O único posto instalado no interior funcionava no município de Tefé e atendia outras localidades, como Alvarães, Uarini e Maraã. Em 2013, o posto foi fechado pelo Governo do Estado devido à contenção de despesas.

Com informações da assessoria