A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou no sábado, 16, e domingo, 17, as provas do Vestibular em todos os 62 municípios do Estado. Os 51.180 candidatos inscritos este ano concorrem a 5.809 vagas oferecidas pela Universidade. Do total de vagas ofertadas, 1.940 são destinadas às unidades da UEA em Manaus e 3.585 aos Núcleos e Centros da Universidade no interior do Amazonas. Já aos indígenas foram reservadas 284 vagas.
O número de abstenções nos
O reitor destacou ainda que mais da metade das vagas oferecidas pela UEA este ano são destinadas ao interior do Estado. Em 2013, nove cursos novos passaram a fazer parte da grade da universidade, sendo eles Arqueologia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Educação Física, Tecnologia em Agrimensura, Tecnologia em Agroecologia, Tecnologia em Construção Naval, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Petróleo e Gás.
Nos dois dias de provas, a maior parte dos candidatos preferiu chegar com algumas horas de antecedência, para evitar problemas com o horário dos exames. Nem a chuva do domingo impediu que os concorrentes estivessem em frente ao local de prova antes da abertura dos portões abertos pontualmente às 12h e fechados às 12h50, conforme horário estipulado no edital.
Na Escola Superior de Tecnologia (EST), local com o maior número de candidatos, durante as provas de sábado, alguns alunos chegaram após o fechamento dos portões, e não puderam participar do exame. No domingo, porém, não foram registrados atrasos no local.
O sonho de ingressar em curso superior de uma universidade pública foi compartilhado por jovens que ainda estão terminando o colégio e pessoas mais velhas, como no caso de Belma Maria Pereira e Elício Teixeira. Aos 49 anos, o gerente de loja, tenta pela segunda vez ingressar no curso de administração da universidade. “Eu quero e estou buscando a faculdade, principalmente pela qualificação profissional, que a gente consegue alcançar com o curso superior”.