Wilson Lima entrega mais de 100 fuzis e outros equipamentos para as forças de segurança

O governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (14/09), na Arena da Amazônia, novos equipamentos para o sistema de segurança pública, incluindo armas, computadores e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para prevenção à Covid-19. Entre os materiais estão 111 fuzis, 15 mil munições e 500 computadores, além de álcool em gel, aventais descartáveis e máscaras cirúrgicas, totalizando mais de 270 mil itens.

Os novos investimentos reforçarão o trabalho policial em todo o estado, especialmente na região de fronteira. “A gente tem muito ainda a avançar na área de segurança, mas as ações que estamos tomando nos indicam que estamos seguindo no caminho certo no combate à criminalidade. São entregas que estão fazendo esse efeito efetivo, como é o caso da Rocam Motos, que está nas ruas, garantindo mais tranquilidade para o cidadão”, afirmou Wilson Lima.

Os equipamentos são oriundos de doações do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, e de aquisições feitas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

O governador avaliou como fundamental a parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, resultado do alinhamento estratégico na busca de soluções na área de segurança pública na região amazônica.

“O estado do Amazonas, em específico, tem sido olhado e visto de uma forma diferente, vide os investimentos que estão sendo feitos aqui. O Centro de Inteligência foi implantado no ano passado e reúne profissionais da área de inteligência da região Norte do país, e tem nos ajudado muito nesse combate de região fronteiriça”, disse Wilson Lima.

Convocação – Na solenidade, o governador também anunciou a convocação de mais 50 aprovados no concurso da Polícia Militar, realizado em 2011. No mês de agosto, o Governo do Estado já havia chamado mais de 320 aprovados no mesmo certame.

Wilson Lima adiantou, ainda, que o governo lançará uma licitação internacional para a compra de 500 espingardas calibre 12 semiautomáticas e 3.800 pistolas paras as Polícias Civil e Militar.

“Tudo isso vai ser importante para que o policial que esteja na rua esteja preparado para combater a criminalidade, além de outras estruturas que nós estamos montando, sobretudo com o uso da tecnologia, para fazer com que os crimes tenham uma resolutividade maior e que a nossa polícia possa agir com mais rapidez”, acrescentou.

Armas e computadores – Nesta segunda-feira, foram entregues 105 fuzis IA2, 315 carregadores, cinco fuzis M-15, um fuzil AR-10, quatro lançadores, além de 15.500 munições de diversos calibres, 701 granadas de diversos tipos, 40 capacetes balísticos, 51 escudos balísticos, entre outros itens.

Parte dos materiais e armamentos reforçará as atividades operacionais do 8º Batalhão de Polícia Militar do Amazonas (PMAM) em Tabatinga, município localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

“Esse material, sendo deslocado para a fronteira, vai dar melhores condições para que os policiais possam combater o narcotráfico e levar mais segurança para a população interiorana”, frisou o secretário da SSP-AM, coronel Louismar Bonates, destacando o trabalho contínuo dos policiais na região de fronteira.

“Está tendo reforço constante, inclusive com a instalação da Base Arpão, que veio dar uma sangria muito grande nos lucros do narcotráfico. Estamos com um pouco mais de um mês e já um lucro negativo para o crime organizado de mais de R$ 4 milhões”, completou Bonates.

Com recursos na ordem de R$ 2,9 milhões oriundos do Programa de Despesas da Capital (Prodecap), com financiamento do Banco do Brasil, a SSP-AM também está promovendo o reaparelhamento tecnológico de diversas unidades do sistema de segurança pública. Delegacias da Polícia Civil (PC-AM), Companhias Interativas Comunitárias da Polícia Militar, entre outros departamentos do Corpo de Bombeiros e da própria SSP em todo o estado receberão mais de 500 computadores.

Combate à Covid-19 – Durante a solenidade, o governador Wilson Lima entregou mais 254 mil EPIs para a prevenção contra a Covid-19, que serão utilizados por policiais militares e civis, bombeiros, agentes da polícia técnico-científica e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM).

Os materiais, doados pelo Governo Federal, incluem álcool em gel, avental descartável, máscara cirúrgica, máscara de proteção facial, óculos de proteção individual e touca descartável.

Fotos: Tácio Melo/Secom