4º Jogos Interculturais Indígenas de Tefé têm início e reúnem 17 etnias indígenas

Os Jogos Interculturais dos Povos indígenas de Tefé são considerados um evento que tem como principal objetivo mostrar a cultura e a diversidade de etnias indígenas na região de Tefé. A 4ª edição do evento teve início nesta terça-feira, (14), na Aldeia Nova Esperança da Barreira da Missão de Baixo, Estrada da Emade, com a apresentação de danças tradicionais de diversas etnias indígenas, e foi organizado pela prefeitura de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEEC), demais secretarias municipais e os povos indígenas do município. O encerramento está marcado para sábado, (18), quando os três primeiros colocados nas disputas serão premiados pela prefeitura de Tefé.

Acompanhado pela primeira dama e Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Kelly Barbosa, o prefeito Nicson Marreira, participou da cerimônia de abertura do evento, que foi marcada pela entoação do Hino Nacional Brasileiro na língua indígena. O prefeito ainda participou da condução da tocha olímpica símbolo dos jogos.

“Vejo aqui o comprometimento, a dedicação e a riqueza de um povo unido que está dando não só uma festa, mas um exemplo de união e força. É isso que nós queremos para Tefé, um povo alegre, farto e que tenha a valorização de sua identidade cultural. Esse ano já está sendo uma grande festa, e no próximo ano, já me comprometo em realizar um evento ainda melhor”, destacou o prefeito Nicson Marreira.

“Quando vemos uma indígena, entoar o Hino Nacional Brasileiro na língua indígena, é que sentimos o quanto somos pequenos ainda no sentido de envolvimento e conhecimento de nossa identidade materna. Precisamos valorizar ainda mais nossa cultura e nossos povos indígenas. Estão de parabéns todos os envolvidos nessa grandiosa festa”, pontuou Marcus Lúcio, Secretário Municipal de Educação de Tefé.

Para esta quarta-feira, (15), diversas modalidades desportivas estão marcadas, dentre elas, a subida do açaí, arremesso de ouriço, corrida, baladeira, paturi, cabo de guerra, zarabatana e a corrida de saco.

Até sábado uma extensa programação promete animar o evento. Uma comitiva formada por vereadores, secretários municipais e lideranças indígenas prestigiou o primeiro dia do evento.

Fotos: Janderson Cordeiro l Wesley Magalhães | SEMCOM