Escolas de ensino médio de Tefé, no Amazonas, podem se inscrever com até cinco equipes para o Prêmio Jovem Conservacionista 2016 até o dia primeiro de maio. Os jovens inscritos participarão de uma oficina de comunicação e uma dupla será julgada e premiada com uma viagem.
“O prêmio busca identificar e incentivar jovens com capacidades de liderança para direcionar e amplificar o poder de influência desses jovens, em benefício da natureza e da sociedade”, disse a pesquisadora do Instituto Mamirauá – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – Wezddy Del Toro.
Esta é a terceira edição, que terá como prêmio uma viagem para São Paulo. No ano passado, os vencedores conheceram o Pantanal, uma das regiões de referência para as pesquisas sobre onça-pintada e ações de conservação da espécie. De acordo com Wezddy é um bom momento para a troca de experiências entre os estudantes das duas regiões, para enriquecer o aprendizado e buscar alternativas para a conservação da onça-pintada.
“Uma das formas em que a mensagem sobre a importância da Amazônia, e sobre a conservação da sua biodiversidade pode ser espalhada de maneira efetiva é por meio dos próprios jovens da região”, completou Wezddy.
A proposta do projeto é envolver os jovens em ações de comunicação, visando difundir a conservação da biodiversidade brasileira. As escolas devem indicar até cinco equipes. Cada equipe candidata deve ser composta por dois alunos e um professor tutor. Os alunos devem estar cursando o ensino médio e ter até 19 anos. Cada professor pode orientar até três projetos da sua escola.
As inscrições vão até o dia primeiro de maio e devem ser feitas pelo professor por e-mail, com o nome dos membros das equipes para o endereço: [email protected] . Todas as equipes inscritas participarão de uma oficina de comunicação para a conservação e produzirão um vídeo de até cinco minutos sobre a conservação da onça-pintada. As equipes deverão dispor do próprio equipamento de filmagem, como filmadora, máquina fotográfica ou celular. A oficina acontece nos dias 24 e 25 de junho.
A dupla que produzir o melhor vídeo será premiada com uma visita ao Parque Estadual Carlos Botelho, no município de São Miguel Arcanjo (SP) e na capital paulista para apresentar seu trabalho. A viagem acontecerá no segundo semestre de 2016.
O Prêmio Jovem Conservacionista é uma realização da Escola da Amazônia, Instituto Mamirauá, e Instituto Manacá.
Com informações da assessoria. Fotos: Emiliano Ramalho e Aline Fidelix