Agricultor familiar de Tefé recebe o primeiro selo nacional da agricultura familiar

Edmilson é proprietário da fazenda Boa Esperança, localizada na Estrada da Emade, km 18 em Tefé.

O agricultor familiar Edmilson Alves de Melo, Produtor de Goiaba Pêra, do Município de Tefé, na Estrada da Emade Km 18 – Ramal do Bom Jesus, tornou-se o primeiro agricultor em todo médio e alto Solimões a utilizar o Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf).

Isso possibilitará o agricultor exibir nas embalagens dos alimentos que produz o novo símbolo criado, em novembro deste ano, pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), para atestar a autenticidade e a procedência dos produtos da agricultura familiar brasileira.

Com aproximadamente 20 toneladas de frutos de goiaba produzidos por ano, a Fazenda Boa Esperança é composta por 2 famílias de agricultores familiares de Tefé e vende sua produção para mercados, PNAE(merenda escolar), confeitarias, ou em feiras livres, in natura ou processada na forma de doces e polpas.

Agora toda a linha de produtos daquela daquele empreendimento agrícola familiar exibirá o selo nas embalagens, apresentando o número de série específico do alimento, a data de expedição e o estado onde o alimento foi produzido.

O novo Selo Nacional da Agricultura Familiar chega para dar mais visibilidade à economia rural, difundindo e consolidando a marca da agricultura familiar brasileira e contribuindo diretamente para a valorização dos homens e mulheres que nela trabalham.

O Senaf proporciona o reconhecimento da produção, criando competitividade para os produtos da agricultura familiar, agregando valor e gerando emprego e qualidade de vida para o homem no campo.

Cada selo possuirá ainda um código QR, por meio do qual o consumidor poderá acessar, pelo smartphone, dados adicionais sobre o produto, como o nome do estabelecimento rural e o responsável e demais especificações técnicas do alimento certificado pelo Senaf.

Qualidade atestada 

Atentos à qualidade dos alimentos que levam aos consumidores, o produtor de goiaba faz do zelo pelo cultivo e processamento de produtos saudáveis, uma meta permanente e diferencial competitivo no mercado da agricultura familiar.

Para o agricultor e proprietário da Fazenda Boa Esperança Edmilson Alves de Melo, foi justamente a preocupação com a qualidade dos alimentos que despertou o interesse em procurar o Idam – Escritorio Local de Tefé, para solicitar junto ao técnico em agropecuária Rosivan Barbosa Lima, informações e acompanhamento para solicitação do Selo Nacional da Agricultura Familiar.

“Poder exibir o Senaf em minha embalagem me deixa muito feliz porque ele assegura a qualidade dos nossos produtos. Por meio do selo os consumidores poderão consultar a origem dos nossos alimentos e atestar o cuidado como nós os produzimos”. Disse o agricultor Edmilson Alves de Melo. 

Vitrine para a Agricultura Familiar

 

Paralelamente ao Senaf, outra ferramenta lançada pela Sead para divulgar a agricultura familiar e os produtores ligados à pasta é a “Vitrine da Agricultura Familiar” (www.vitrine.mda.gov.br), plataforma web para contato entre os pequenos produtores familiares e os consumidores, a qual permite a rastreabilidade de produtos; a consulta a um catálogo de hortifrútis, cereais, bebidas e laticínios, entre outros produtos certificados; além de uma interface para a solicitação do Senaf pelos agricultores familiares interessados, informações e outros serviços.

 

Contato com o agricultor: 97 99170 8637

 

Foto: Divulgação