Agricultores avaliam plantio de mandioca após aplicação de técnicas de mecanização e adubação realizado pelo Idam/Tefé

w1

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Tefé, IDAM/Tefé, realizou na última sexta-feira (12) uma excursão para avaliação de plantio de mandioca em área mecanizada e adubada.

A excursão ocorreu no sitio II Irmãs de propriedade de Sidney Araújo e Josiane Pedrosa, situado na estrada da Emade, km17. Participaram do evento 37 agricultores de diversas localidades do município.

w2

O Gerente do Idam/Tefé, Sidney Araújo, falou sobre os resultados da excursão, “As técnicas aplicadas trouxeram excelentes resultados, colheu-se em uma área de 100 metros quadrados, 375 quilos de raízes de mandioca na variedade catombo, ou seja 37,5 ton/ha, provando que as técnicas utilizadas mais do que triplicou a produtividade em relação a produção local, que é de 12 ton/ha”, disse. Sidney reforçou a necessidade de adequação dos agricultores locais às técnicas, “Precisamos nos adequar à essas novas técnicas de plantio de mandioca, assim, nossos agricultores vão aumentar sua produção e melhorar a renda”, finalizou.

As técnicas de mecanização e adubação para plantio de mandioca, além da alta produtividade e consequente aumento de renda, também previne o desmatamento de floresta, pois pode utilizar áreas já degradadas.

Por Ana Paula Blenk / TeféNews  Fotos: Divulgação