O município de Tefé dá mais um passo importante na garantia da participação popular na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Em cumprimento à Resolução Nº 714/2023 do Conselho Nacional de Saúde e às metas estabelecidas no Plano Municipal de Saúde, a UBS Francisca das Chagas Trindade, localizada no bairro de São João, aprovou, no dia 05 de novembro de 2024, a instalação do Conselho Local de Saúde (CLS).
Com o apoio do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, o CLS da UBS Francisca das Chagas Trindade garante a participação de usuários do SUS, representantes de diversos movimentos sociais, trabalhadores e gestores, assegurando a paridade no colegiado.
O objetivo principal do CLS é fortalecer o controle social, ampliando a participação popular nas decisões sobre a saúde da comunidade. Ao observar as particularidades de cada território, o CLS identifica a importância de seu papel como agente de transformação social e coletiva na política pública de saúde.
A criação do CLS proporciona diversos benefícios para a comunidade, como: Acesso à informação, conhecimento dos direitos e deveres, Capacitação e Descentralização das ações: O Conselho Municipal de Saúde terá suas ações descentralizadas, fortalecendo a participação loal.
Com a criação dos Conselhos Locais de Saúde em todas as 10 Unidades Básicas de Saúde do município, Tefé abre um novo cenário para a saúde, permitindo:
• Ouvir as diversas vozes dos territórios: A comunidade terá a oportunidade de expressar suas necessidades e demandas.
• Novas descobertas e conhecimento: A participação popular contribuirá para o aprimoramento dos serviços de saúde.
• Fiscalização e monitoramento: O CLS atuará na fiscalização e monitoramento das ações da unidade de saúde.
• Empoderamento da comunidade: O controle social será fortalecido, garantindo o direito à saúde e à vida.
A SEMSA continuará trabalhando para fortalecer os Conselhos Locais de Saúde e garantir a participação efetiva da comunidade na gestão do SUS.
*Com informações da assessoria