Cerca de 13 pacientes com agravamento do quadro de saúde serão transferidos para o Hospital de Campanha de Belém, no estado do Pará. O translado será feito pela Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave já se encontra no município.
Desde o início da semana, a Defensoria Pública do estado do Amazonas reforça junto ao governo amazonense a necessidade de remoção de pacientes com Covid-19, e em situação prioritária, para a capital (Manaus), ou outros estados do país.
A Prefeitura Municipal de Tefé não tem medido esforços para transferir os pacientes para a capital e outros estados.
Hoje, 4, é um dia histórico para Tefé. Na história do município nunca houve a remoção de 13 pacientes de uma única vez. A transferência é fruto de um pedido da justiça ao estado.
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), afirma que a transferência dos pacientes deve seguir todos os critérios do Sistema de Transferências de Emergências Reguladas (SISTER), vinculado à Secretaria da Saúde do Amazonas (SES-AM), que controla o translado de pacientes em geral do interior para Manaus. Criado em 2019, o sistema foi desenvolvido para acelerar a transferência de pacientes do SUS entre unidades de média e alta complexidade.
*Com informações da assessoria/Foto: Divulgação