Cultura: Tefé tem plano de ação aprovado na Lei Aldir Blanc 2

A Prefeitura de Tefé anunciou que o município foi o primeiro município a ter seu plano de ação aprovado na Lei Aldir Blanc 2, um importante prolongamento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, que foi inicialmente estabelecida durante o período da pandemia de covid-19 por meio da Lei 14.017, de 2020.

Os recursos provenientes dessa lei serão direcionados para impulsionar projetos culturais, desenvolver cursos, pesquisas e estudos no setor, bem como para a preservação do nosso patrimônio cultural, entre outras finalidades fundamentais. A intenção é fortalecer e expandir a riqueza da nossa expressão cultural local.

O decreto correspondente a essa alocação de verbas prevê não apenas a aquisição de bens e serviços ligados ao setor cultural, mas também o suporte para a manutenção, formação, desenvolvimento técnico e estrutural de agentes, espaços, iniciativas, cursos, oficinas, intervenções, performances e produções. Além disso, destaca-se o estímulo às atividades de economia criativa e solidária, produções audiovisuais, manifestações culturais e uma série de ações, projetos, programas e atividades artísticas que enaltecem nosso patrimônio cultural e nossa memória.

É de suma importância ressaltar que os entes federativos priorizarão a destinação desses recursos aos agentes culturais locais, visando valorizar práticas, saberes, fazeres, linguagens, produção, fruição artística, patrimônio, memória, diversidade, cidadania e a riqueza cultural enraizada em nossa comunidade.

O montante destinado ao município de Tefé é de R$ 533.936,99, uma injeção significativa que promete impulsionar o cenário cultural e artístico local para novos horizontes. Esta aprovação se dá pelo incentivo da Gestão do Prefeito Nicson Marreira e dedicação de colaboradores incansáveis em trabalhar pela cultura.

A Prefeitura do município informou que está ansiosa para testemunhar os frutos desses recursos na comunidade cultural, impulsionando a diversidade, a criatividade e a expressão artística em Tefé.