A reunião convocada pela prefeitura de Tefé, por meio da Coordenação Municipal de Defesa Civil, ocorreu na manhã dessa terça-feira (21), e teve como objetivo discutir um plano de ação e contingência para possíveis sinistros que venham a ocorrer.
“Esperamos que não ocorram, mas precisamos estar preparados para dar respostas rápidas em casos de desastres. O Vendaval ocorrido na noite do último domingo (19), causou bastante prejuízos. Foram afetados 21 flutuantes, dois deles com perda total, telhados de residências, fachadas de lojas, canoas, motores, entre outros foram afetados”, destacou o coordenador de Defesa Civil, Edvilson Braga.
A Defesa Civil realiza periodicamente o acompanhamento do mapa meteorológico na região de Tefé, e alerta para a previsão de um possível novo temporal com fortes rajadas de ventos, entre os dias 21 e 27 de março.
A reunião contou com a presença dos secretários municipais: Sandro Rodrigues ( Administração e Finanças), Emanuel Fonseca (Governo), Aldrin Braga (Comunicação), Adriel Pires (Controlador Municipal), Richilieu Silva (Ouvidor Municipal), Jackson Marinho (Chefe de Gabinete) e os representantes das Secretárias Municipais de Produção e Abastecimento, Infraestrutura, Assistência Social, Controladoria, Guarda Municipal, Saúde e o presidente da Câmara, vereador Luriney de Souza que defendeu a importância da criação de um plano de ação integrada entre os órgãos municipais.
“Está de parabéns a Coordenação Municipal de Defesa Civil pela iniciativa e pela ação rápida com que tem agido na resposta aos sinistros. O prefeito Nicson Marreira tem dado todo o suporte necessário e de forma imediata nessas situações, e isso demonstra que o poder público está realmente comprometido em fazer o seu papel. Enquanto vereador e presidente da Câmara Municipal, eu me comprometo a somar em busca de fortalecer essas boas iniciativas em prol do nosso município”, pontuou o presidente da Câmara, e prefeito em exercício, Luriney de Souza.
Durante a reunião foi idealizada uma proposta para a criação de um “Comitê Municipal de Riscos”, que teria como objetivo, proporcionar discussões, propostas e planos de ações mais rápidas em casos pontuais de riscos já identificados no mapa de monitoramento da Defesa Civil.
*Com informações da assessoria