Eleições 2016: Chefe do Cartório de Tefé e Uarini fala sobre período eleitoral

chefecart

O Chefe do Cartório da 9ª Zona Eleitoral responsável pelos municípios de Tefé e Uarini, José Lucas Rocha de Melo Sena, concedeu uma entrevista ao Portal TeféNews na tarde desta quinta-feira(01) onde falou sobre o período eleitoral.

O cartório responde pelos municípios de Tefé e Uarini que juntos possuem mais de 45 mil eleitores. Somente em Tefé 215 pessoas registraram a candidatura para uma das quinze cadeiras da Câmara de vereadores, em Uarini 122 se candidataram para uma das nove vagas no município. De acordo com Sena, as candidaturas ainda passam por analise, até o momento no município de Tefé todas as candidaturas por partidos foram deferidas, já em Uarini os partidos PDT, PT e PV foram impugnados por apresentarem algumas irregularidades, os partidos ainda podem recorrer da decisão.

Sobre a impugnação do candidato a prefeito de Uarini, Togo Soares, o chefe do cartório informou que o candidato foi notificado e tem um prazo de sete dias para recorrer e apresentar justificativa, a partir deste período, o Juiz Eleitoral pode publicar decisão em três dias.

Propaganda Eleitoral no Rádio e Televisão

Permitida desde o dia 26 de agosto, a propaganda eleitoral gratuita em emissoras de rádio e televisão ainda não foi definida em Tefé.

José Lucas, informou que a data limite para os partidos apresentarem junto ao juiz o requerimento para propaganda eleitoral era o dia 19 de agosto, porem somente após essa data foram feitas as solicitações. O juiz Alan Minori encaminhou um ofício às emissoras rádios e televisão solicitando informações  se possuem estrutura e são regularizados para receber e divulgar esse tipo de serviço. O magistrado aguarda retorno das empresas de comunicação para saber se é viável a veiculação do horário eleitoral. Os veículos de comunicação tem o prazo de até 72 horas para responder a solicitação.

Após serem definidas, propagandas dos candidatos a prefeito e vereador serão divulgadas em rádio das 6h às 6h10min e das 11h às 11h10min de segunda a sábado. Na televisão, serão exibidas das 12h às 12h10min e das 19h30min às 19h40min, de segunda a sábado.

Por Ana Paula Blenk / TeféNews  Foto: Ana Paula Blenk