Escola de Constas do TCE-AM conclui módulos de cursos em Tefé

img_0429

A Escola de Contas, instituição de capacitações vinculada ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas TCE-AM, finalizou na manhã desta sexta-feira(14) mais um módulo da série de cursos já realizados em Tefé.

O curso iniciado na segunda-feira(10), abordou o tema “Receitas Vinculadas à Saúde e à Educação”. De acordo com o analista da diretoria de controle externo da tecnologia da informação do TCE e instrutor do curso, Edirley Rodrigues de Oliveira, o curso objetivou mostrar a gestores, ordenadores de despesa, servidores e população interessada, de onde vem os recursos financeiros para o desenvolvimento dos trabalhos nas áreas, que é vinculado a receita da União do Estados e dos Municípios, além dos programas do governo federal, disponíveis para que os gestores busquem recursos, o curso também apresentou dicas de como melhorar a rentabilidade do município uma vez que é proporcional à demanda necessitada, como exemplo nas escolas onde a receita aumenta à medida que se aumenta a quantidade de alunos.

img_0390

Na noite da quinta-feira(13), o grupo também realizou com alguns servidores, gestores, e grupo de alunos do Curso de Assessor e Técnico Jurídico do CETAM, uma palestra informativa a respeito da Lei de Acesso a Informação que é a lei da transparência pública, que surgiu para complementar a Constituição Federal na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei Complementar 13/2009. “Abordamos o trabalho do Tribunal de Contas, principalmente quanto a questão da transparência pública, através dos portais eletrônicos de transparência”, explicou Edirley.

A organização identificou entre os participantes cerca de três possíveis secretários da próxima gestão, no curso ocorrido durante a semana. Ainda de acordo com a organização, um curso sobre obras públicas, com um engenheiro do TCE poderá ocorrer no final deste mês.

O instrutor destacou a contribuição da Câmara Municipal de Tefé, com apoio logístico e de espaço físico e deixou um recado para a população de Tefé: “O Tribunal de Contas está de portas abertas a quem precisa de alguma informação, consulta, ou esclarecimentos, assim como também o portal ouvidoria do TCE, aberto à sugestões e denúncias em relação a administração pública geral”, lembrou Edirley, que demonstrou satisfação com a qualidade e o interesse dos participantes. “Tefé está se solidificando cada vez mais como uma base do TCE-AM, para trazer sempre novos cursos”.

Durante a entrega dos certificados, instrutores e alunos participaram da campanha outubro rosa.

img_0395

Por Ana Paula Blenk / Portal TefeNews  Fotos: Romeu Pereira