Ex-diretor da Rádio Rural recebe homenagem na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira(17)

Foto: Fábio de Oliveira/Portal Tefé News

Thomas Schwamborn, ex-diretor da Rádio Educação Rural de Tefé, será homenageado na Câmara Municipal de Tefé, com o título de Cidadão Honorário Tefeese.

A cerimônia acontecerá no plenário da casa legislativa, nesta quinta-feira (17), a partir das 20:00 e tem como autor da propositura o vereador João Paulo Nascimento (PRB).

Justificativas para a homenagem

Thomas Schwamborn nasceu em 18 de abril de 1954, em Oberhausen na Alemanha. É diplomado em Teologia e Filosofia e tem licenciatura curta em Historia pela Universidade de Ruhr em Bochum.

Chegou à Prelazia de Tefé em 1986, como missionário da Congregação do Espírito Santo à convite de Dom Mário Clemente. Assumiu como agente de pastoral a Coordenação de Catequese e Crisma e foi assessor da Pastoral da Juventude da Prelazia de Tefé.

Thomas ainda foi um dos iniciadores da Pastoral da Criança em Tefé. Além disso, foi contratado em regime especial pela SEDUC/AM para coordenar o Ensino Religioso em Tefé e ministrar aulas de Ensino Religioso e Filosofia de Educação na Escola Estadual Frei André da Costa. Trabalhou na SEMED em 1998 a 2000, na coordenação do Ensino Religioso na gestão do secretário de Educação, Luzivaldo Castro.

Em 1987, foi nomeado por Dom Mário Clemente Neto diretor da Rádio Educação Rural de Tefé, emissora católica da Prelazia de Tefé, sendo reafirmado no cargo por Dom Sérgio Eduardo Castriani em 2000, e em 2014 por Dom Fernando Barbosa dos Santos.

Durante 33 anos conduziu a administração do Meio de Comunicação mais importante da nossa região, do Médio e Alto-Solimões, acompanhando a evolução tecnológica, modernizando os estúdios e informatizando os equipamentos da emissora, ampliando a potência da Onda Tropical e Onda Média para 5 kherz, melhorando a audiência da Rádio Rural em toda a Amazônia, liderou a migração da Onda Média para a atual FM 93.9, concluída em novembro de 2017, possibilitando a recepção do sinal da Rádio pela internet e pelas novas plataformas tecnológicas.

Trouxe também para Tefé, em 1998 com a ajuda da população tefeense, a emissora católica “Rede Vida de Televisão”, primeira emissora de televisão em transmissão digital.

Após 35 anos de atuação na Prelazia de Tefé, chegou agora o momento de usufruir a sua merecida aposentadoria. Na manhã de domingo, dia 25 de abril de 2021, foi realizada na Catedral de Santa Teresa a Missa em Ação de Graças à Fundação Dom Joaquim – Rádio Educação Rural, pela transição de diretor do departamento da Rádio.

Em sua homilia, Dom Fernando destacou o grande compromisso e empenho que o senhor Thomas desempenhou a frente da Rádio como diretor e falou também da gratidão que a Prelazia tem por seu serviço.