Feira de Tambaqui chega à segunda edição em Tefé, no Amazonas

Com preços justos, 2º Feira de Tambaqui e Produtos da Agricultura Familiar acontecerá nos dias 28 e 29 de setembro.

Amplamente apreciado no estado do Amazonas, o tambaqui é um peixe de sabor marcante e reconhecido nacionalmente como iguaria da culinária amazônica. A cidade de Tefé, no Amazonas, terá a 2º Feira de Tambaqui e Produtos da Agricultura Familiar nos dias 28 e 29 de setembro. A primeira edição do evento aconteceu em 2012.

Venda direta e comércio justo

Serão seis toneladas de pescado à venda por R$10 o quilo. As vendas acontecerão no Mirante das Mangueiras, no centro da cidade, e devem iniciar às 7h nos dois dias de evento.

O pescado é proveniente dos setores Coraci e Atapi da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, unidade de conservação estadual da região.

“É uma ótima oportunidade para comprar o produto diretamente das mãos do pescador. Essa venda direta simboliza preço acessível aos consumidores e é uma prática do comércio justo, onde é possível gerar renda sem explorar o consumidor”, explica a coordenadora do Programa de Manejo de Pesca do Instituto Mamirauá, organização social fomentada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e instituição que realiza assessoria técnica aos 85 pescadores participantes da feira.

O tambaqui vendido, explica Ana, também será pesado na frente do comprador para garantia da cobrança correta do preço estipulado.

Os feirantes ainda poderão adquirir produtos de agricultura familiar da Reserva Amanã, da Floresta Nacional de Tefé (Flona), da estrada da Emade e da comunidade Missão.

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Tefé, Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Demuc) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Fundação Amazonas Sustentável (FAZ), Colônia de Pescadores Z-4 de Tefé, SEBRAE e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (IDAM).

Com informações da assessoria/Foto: Divulgação