A Feira do Tambaqui de Manejo 2023, realizada neste sábado, dia 2 de setembro, no Mirante das Mangueiras em Tefé, já se consagrou como um grande sucesso, tanto em termos de público quanto de vendas.
O evento, foi organizado pelos pescadores do Acordo de Pesca do Macopani em parceria com a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (SEMPA).
Foram comercializados cerca de 10 toneladas de pescado gerando mais se 50 mil reais em vendas.
Com orgulho, o prefeito Nicson Marreira enfatiza que “a Feira do Tambaqui já virou tradição em nossa cidade, trazendo ao nosso povo um dos peixes mais apreciados da região, diretamente do pescador para a mesa do consumidor, a preços acessíveis. Desta forma, estamos beneficiando a cadeia produtiva e incentivando os acordos de pesca e a venda legal do pescado. Além disso, os visitantes e turistas puderam explorar uma vasta gama de produtos regionais, desde artesanato até iguarias locais. Este já é o segundo ano consecutivo em que apoiamos esse evento, e estamos ansiosos por mais uma edição ainda esta semana. Convidamos calorosamente a todos para prestigiar nossa Feira do Tambaqui e celebrar juntos essa rica tradição gastronômica e cultural” destacou o prefeito.
O pescado foi manejado de lagos e rios da região contribuindo para preservação das espécies, através da participação de pescadores de Tefé, Juruá e Maraã, gerando mais de cinquenta empregos diretos, e mais de cem indiretos com apoio do Governo do Estado, através do Idam, SEPROR, FAS, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, ADS, e também do Instituto Mamirauá e secretarias municipais.
Quem comprava o peixe, podia solicitar nota fiscal e guia de transporte, para enviar para qualquer outra região do País.
Além de tambaqui, os visitantes também puderam adquirir pirarucú, muito apreciado na culinária local, e bastante atrativo para turistas que aproveitaram para registrar o momento ao lado do imponente peixe amazônico.
Na próxima semana, nos dias, 7, 8 e 9 está prevista a última edição da feira, já que o tambaqui entra no Defeso a partir de 1° de outubro até março de 2024.
*Com informações da assessoria