Forças armadas, estudantes e entidades civis e religiosas participam das comemorações do Dia da Independência do Brasil em Tefé

07desetembro1

Aconteceu na manhã desta quarta-feira(07), o tradicional desfile cívico do dia da Independência do Brasil, com a participação de órgãos de defesa nacional, estadual e municipal, além de instituições não governamentais e entidades civis e religiosas.

Sem o atraso que ocorreu no dia 05/09 o desfile foi iniciado pontualmente às 8h da manhã com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Amazonas e Tefé, e entoação dos hinos.

Desfile das Forças Armadas

img_3624

A 16ª Brigada de Infantaria de Selva participou do desfile cívico-militar com suas organizações militares e veículos utilizados nas suas ações.

img_3617

O Comandante da 16ª Brigada, General Edson Rosty, falou sobre a data e importância do incentivo nas escolas ao sentimento patriota: “É um momento de demonstrar o patriotismo, eu penso que as vezes agente só associa o patriotismo, o culto à bandeira, os símbolos, às Forças Armadas, e não deve ser assim, este culto deve ser por toda a sociedade e deve começar nas escolas”, lembrou o General relacionando ao tradicional hasteamento e entoação do hino nacional realizado em há anos nas escolas, e que hoje raramente se vê.

img_3667

img_3669

Em seguida, desfilaram militares da Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, seguido de desfile motorizado.

img_3714

Após as apresentações militares, foi iniciado o desfile com órgãos e instituições de ensino, social, e religiosas.

img_3727

Banda Municipal de Música

Fundada em 2005, se apresentou pela primeira vez em alvorada na comemoração dos 151 anos do município de Tefé, desde então participa sob a regência coordenador e professor Gessé dos Santos Moraes, de todos os eventos cívicos e datas festivas. A escola possui 120 alunos formados, e outros 30 músicos aprendizes.

img_3732

Guarda Civil Municipal

Originada na criação de diversos grupos de comunitários, formado por presidentes de bairros no ano de 2000, onde se destacaram guardas comunitários dos bairros, Abial, São Joao, e das comunidades de Santo Isidoro, e Caiambé.

Em 2005 a Câmara de Tefé aprovou a lei de criação da Guarda Municipal de Tefé, com realização de concurso para provimento de vagas ao cargo de guarda em 2006. O atual comandante da Guarda é Denilson Feliciano Remédios.

img_3739

Pastoral do Menor

img_3746

Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – SEMASC

img_3764

Centro de Estudos Superiores de Tefé/Universidade Estadual do Amazonas – CEST/UEA

Criado em 2001, foi o primeiro Centro do interior criado juntamente com o município de Parintins. É dirigida atualmente pelo Prof. Marcus Lucio de Souza, e é a principal cédula da instituição no Médio Solimões. Sua sede é localizada na estrada do Bexiga bairro de Jerusalém, onde funcionam atividades de ensino de graduação, pesquisa e extensão.

img_3788

UBM – União Brasileira de Mulheres de Tefé

É um movimento nacional, apartidário, sem fins lucrativos, que reúne mulheres na luta contra a discriminação de gênero, racial, religiosa, ou de qualquer natureza. Foi implantado no município em 2007, o movimento possui atualmente 220 mulheres, que primam pela união, participação e articulação da mulher em parceria com os demais seguimentos da sociedade que apoiam a luta pela soberania nacional, pelos direitos sociais com igualdade de gênero e livre de opressão.

 

img_3794

Clube de Desbravadores Guardiões do Altíssimo

Clube de Desbravadores Campeões da Eternidade

Clube de Desbravadores Raio de Luz

O clube de desbravadores de Tefé, é um projeto que atende crianças de 10 a 15 anos, presente em mais de 160 países, mantido pela Igreja Adventista do 7º dia, aberto a todo tipo de parceria que vise apoiar as crianças atendidas. Realizam acampamentos, caminhas, escaladas, entre outros, e aprendem habilidades de resistência pelas artes manuais, como preparo de alimentos ao ar livre, e acendendo fogo sem meios como fósforo ou gás. Alem de atividades de desenvolvimento físico, mental e espiritual, afastando as crianças das ruas e das drogas. O primeiro clube surgiu em Tefé em 1995, com o nome “Heróis de Tefé” posteriormente surgiram os clubes acima citados.

img_3808

Grupo Ser Feliz Não tem Idade

Surgiu em 1999, com apoio dos Bispos Dom Sergio Castriani, e Dom Mario. Em 2004, criou-se a pastoral da Pessoa Idosa, mas um reforço nas várias atividades realizadas com idosos do município.

img_3824

Escoteiros Sá Peixoto

Fundado em 1994, tendo como patrono Sá Peixoto, está registrado na União dos Escoteiros do Brasil, atualmente conta com membros a partir dos 6 anos de idade, até fase adulta, tendo como patrocinadora a Loja Maçônica Sá Peixoto.

Fotos: Andreson Pinheiro / Portal TeféNews