Frigorífico do prefeito de Tefé usou bens da prefeitura, diz MP

papi

O Tribunal de Justiça do Amazonas deve julgar, nesta terça-feira (7), o Processo nº 0001214-82.2016.8.04.0000 que envolve desvio de dinheiro público pelo prefeito de Tefé (a 522,61 quilômetros de Manaus), Jucimar de Oliveira Veloso (PMDB), segundo denúncia do Ministério Público do Amazonas (MP-AM). A ação é de 2013.

Na denúncia, o MP cita que o prefeito, no primeiro mandato, entre 2011 e 2012, dispensou licitação fora das hipóteses previstas em lei para aquisição de bens no valor de R$ 164,538 mil. Também consta no processo que Jucimar desviou da prefeitura para frigorifico de peixes de sua propriedade três aparelhos de ar-condicionado no valor de R$ 11,670 mil. Os equipamentos eram para o hospital de Tefé.

Em sua defesa, Jucimar Veloso alega que os aparelhos foram entregues no Hospital Regional e na Clínica Municipal São Miguel, mas foram retirados pela Infoprint Informática, que vendeu os condicionadores de ar, devido a atrasos no pagamento das parcelas. Sobre a falta de licitação, o prefeito explicou que foi feita dentro da lei, durante situação de emergência devido à cheia no município. Jucimar está sendo julgado por improbidade administrativa.

Jucimar assumiu a Prefeitura de Tefé em 29 de agosto de 2014, no lugar de Antenor Paz, que teve o mandato cassado. Veloso, que perdeu a eleição em 2012, entrou com mandado na Justiça Eleitoral contra Paz por abuso de poder econômico e compra de votos.