Hospital Regional de Tefé realiza evento alusivo ao Dia Mundial do Rim

Fotos: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde( Semsa) em parceria realizou na quinta-feira (14), evento alusivo ao Dia Mundial do Rim no Hospital Regional de Tefé (HRT) através do apoio da equipe médica da UTI.

O Dia Mundial do Rim é dedicado à conscientização sobre a importância dos rins e à prevenção de doenças renais. Nesse contexto, a Secretaria de Saúde destaca e alerta o cidadão para a prevenção das doenças renais e sobre os tratamentos como forma de promover a saúde renal do cidadão.

O evento contou com a participação da secretaria de Saúde, Lecita Marreira, do diretor do HRT, Wladimir Lima e demais funcionários e da equipe médica que acompanha os pacientes renais do município.

Como parte do evento, foi apresentado aos participantes, a máquina de diálise usada na UTI do HRT, e a simulação de seu funcionamento durante uma sessão.

Nas palestras apresentadas pelos profissionais presentes, o destaque foi para pacientes com hipertensão e diabetes, principais causas dos problemas renais. No Brasil, aproximadamente 34% dos pacientes que fazem tratamento renal, a diálise, têm pressão alta. E cerca de 30% são diabéticos.

Ainda participaram do momento, acadêmicos de cursos de enfermagem das faculdades locais.