Iniciou em Tefé a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Laboratório Municipal de Robótica

Em sua 18ª edição, a Semana Nacional está sendo realizada pela Prefeitura Municipal de Tefé, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e tem o intuito de ofertar para a sociedade em geral, múltiplas experiências e sensibilizá-los acerca de temas transversais da prática educativa, associando estes assuntos à conceitos como biodiversidade, tecnologia, ferramentas pedagógicas, inovação e sociedade moderna.

O espaço está organizado em 4 ambientes interativos (Ciência, Tecnologia, Inovação e Bem-estar social), com o intuito de oportunizar a troca de saberes entre a comunidade externa e a equipe técnica do evento.

Ainda, estão sendo apresentados trabalhos acadêmicos em formato de poster e duas exposições em formato digital: “O Direito de Existir”, que retrata a vacinação em povos indígenas e “Tefé vista de riba”, com imagens capturadas por drones. Estas visitações irão ocorrer das 8h às 12h e 14h e 19h durante toda a semana.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Daniel Sacha, explica a importância do evento para o município: “a SNCT é um evento de grande relevância no País e realizar este evento pela primeira vez no Laboratório de Robótica faz com que a população se aproxime deste ambiente inovador, além de mostrar para o público nossas ações de Ciência e Tecnologia. Ainda, o apoio dos parceiros é imprescindível para um evento desse porte e estamos muito felizes com o resultado deste primeiro dia”.

O prefeito Nicson Marreira destaca que “a tecnologia faz parte das nossas vidas hoje em dia. E cabe a nós, gestores públicos, oferecer mais oportunidade e maiores condições para que nossa população tenha acesso a todos estes e outros recursos que possam melhorar nosso dia a dia. Por isso é importante apoiarmos eventos como este”, completou.

O projeto deste evento foi submetido em edital e aprovado pela FAPEAM, que financiou material de divulgação para a realização do evento. Além disso, o evento conta com a parceria do CEST/UEA, UNIP, Instituto Mamirauá, IFAM e SEMEEC.

Fotos e texto: SECTI