Mestrado interdisciplinar em Ciências Humanas da UEA forma primeira turma

Programa de pós-graduação da Universidade do Estado do Amazonas tem cooperação com Instituto Mamirauá.

Turma de mestrandos é a primeira se formar no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). As defesas das dissertações começaram no dia 15 e seguem até o dia 27 de agosto, na sede do Instituto Mamirauá, na cidade de Tefé.

A pesquisadora do Instituto Mamirauá, Ana Claudeíse do Nascimento informa que “o programa de pós-graduação e o Instituto Mamirauá possuem um Termo de Cooperação Técnico-Científica que tem por objetivo promover a parceria entre as instituições, contemplando atividades de ensino, pesquisa e extensão de interesse comum”

Todos os anos, o Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UEA realiza processo seletivo para ingresso de 24 vagas, distribuídas entre a capital Manaus e Tefé, localizada na região central do estado.

O Instituto Mamirauá é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e está sediado na Estrada do Bexiga, nº 2584, bairro Fonte Boa, em Tefé. Confira abaixo o calendário de apresentações:

Dia 15/08 (quarta-feira)

Hora: 8:30 h
Mestrando: Filipe França
Dissertação: A política de ação afirmativa e a trajetória de alunos indígenas no Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST), da Universidade do Estado Amazonas – UEA, de 2005-2018.

Hora: 15h
Mestrando: Felipe Ramos
Dissertação: Vozes da descolonização: narrativas de ex-alunos do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST-UEA).

Dia 16/08 (quinta-feira)

Hora: 10 h
Mestranda: Denir Souza
Dissertação: Representações do papel da mulher no contexto do seringal nas narrativas ficcionais Terra Caída e Maibi

Dia 25/08 (sábado)

Hora: 9 h
Mestranda: Cristiany Amaro
Dissertação: A Floresta Nacional de Tefé e a Universidade: lugares de construção de intelectualidades

Dia 27/08 (segunda-feira)

Hora: 14 h
Mestranda: Ana Claudia Torres
Dissertação: Os conhecimentos tradicionais nas práticas de manejo de pirarucu (Arapaima gigas) no médio Solimões, Amazonas.

Com informações da assessoria/Foto: Divulgação