Mutirão de endoscopia atenderá 90 pacientes no Hospital Regional de Tefé (HRT), até quarta-feira

Foto: Jandersom Cordeiro

Os mutirões de endoscopia acontecem uma vez por mês e visam evitar a formação de filas de espera para a realização do procedimento, assim, de forma planejada e menos cansativa para quem necessita do exame, eles são agendados todos os dias e realizados todos os meses.

“São cerca de 60 exames mensais, muito importantes no diagnóstico e rastreio de doenças no aparelho digestivo, então o paciente chega no (HRT) com a solicitação do exame, já encaminhado por outro profissional, e a gente faz o atendimento”, destacou o Dr. Frank Pinheiro, médico especialista em cirurgias do aparelho digestivo.

Serão três dias do mutirão que teve início nessa segunda-feira, (24-07), e deve encerrar na quarta-feira, (26-07), uma equipe de profissionais composta por médico, enfermeiro, anestesista e técnicos em enfermagem atua nos atendimentos. Os exames podem identificar vários tipos de doenças.

“O exame pode diagnosticar doenças como a gastrite, inflamações no estomago, a bactéria H. Pylori (responsável por doenças do aparelho digestivo, úlceras, câncer), gastrites alimentares, doenças relacionadas a ingestão de alimentos mais condimentados, hérnias de hiato, entre outras”, finalizou o médico Frank Pinheiro.

A iniciativa da Prefeitura de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), em realizar os mutirões mensais no município, garante atendimento local não só para os moradores de Tefé, como também para municípios vizinhos que veem o município de Tefé como uma “cidade polo”.

“Realizando os atendimentos aqui, nós estamos garantindo mais eficiência nos nossos serviços de saúde, proporcionando mais conforto para quem necessita do atendimento, evitando que essas pessoas tenham que se deslocar até a capital, para conseguir o atendimento, desse modo, diminuímos os custos dessas pessoas, e colaboramos para desafogar as filas nas unidades de saúde de Manaus”, destacou Lecita Marreira, Secretária da SEMSA-Tefé.

*Com informações da assessoria