Pacientes de covid de Tefé, recebem carta de solidariedade de crianças de Belém-PA.

A Secretaria Municipal de Saúde de Tefé, através do Núcleo Interno de Regulação Hospitalar (NIR), e Núcleo Psicossocial (NPS) do Hospital Regional de Tefé – HRT, recebeu da Gerencia de Qualidade da Associação de Assistência Social e Hospitalar – Pró Saúde, um pedido de entrega de várias cartas escritas por crianças que são pacientes infantis e estão em tratamento no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo em Belém-PA.

As cartas trazem a demonstração de afeto, empatia, e esperança por parte das crianças, que mesmo passando por momentos de luta contra o câncer, se sentiram tocadas por um gesto solidário e decidiram escrever as cartas que trazem lindas mensagens de superação, motivação e fé para a cura, assim como também transmitir conforto aos familiares dos pacientes acometidos pelo coronavírus e que estiveram em tratamento no estado do Pará.

“Não se vence sem tentar, e é impossível ganhar se desistirmos”, “O segredo é confiar”, “A fé move montanhas e as tempestades irão passar”, são algumas das frases de incentivo e apoio que constam nas lindas cartinhas escritas pelas crianças.

As cartas já foram entregues aos pacientes e o momento foi de muita emoção e gratidão por parte dos mesmos.

“O que me chamou a atenção foi á emoção da maioria, em perceber que tais palavras foram também um conforto para essas crianças em um momento em que estão renovando as forças para continuar lutando e vivendo intensamente, pois o câncer é uma doença muito cruel e mesmo assim essas crianças demonstraram sensibilidade de empatia com o outro. Foi sensacional que até nós mesmos enquanto profissionais, ficamos emocionados, pois sempre olhamos para as nossas dores e dificilmente olhamos para os lados”, destacou Ilka Simão, coordenadora do (NIR – NPS) do HRT.

No domingo, (14), em mais uma vitória contra o coronavírus, a casa de apoio da Prefeitura de Tefé com o suporte da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas, recebeu em Manaus o ultimo paciente que estava em tratamento no estado do Pará.

A prefeitura de Tefé reitera a importância de ações como esta, e destaca que a atitude das crianças demonstra e incentiva o ser humano a continuar buscando se tornar a cada dia mais humano, mais solidário e a lutar por dias melhores. A união de forças, na luta contra a covid-19, é uma importante e potente arma, que deve e precisa ser utilizada em prol do bem comum.

*Com informações da assessoria/Fotos: Janderson Cordeiro / Arquivo NIR.