Prefeitura de Tefé intensifica campanha alusiva ao 18 de maio

Proposto em 18 de maio de 1988 por mais de 80 entidades públicas e privadas o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi oficialmente instituído no ano 2000, pela Lei 9.970, em memória à menina Araceli Crespo, que em 1973, com apenas 8 anos de idade foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio. A partir daí todos os anos acontece uma mobilização nacional, onde o objetivo principal é mostrar para crianças e adolescentes que eles não estão sozinhos e que não podem e nem precisam se calar diante de possíveis abusos e explorações.

“A data é uma das mais importantes e por isso preparamos uma programação que vai esclarecer e ensinar nossas crianças a identificar abusos e atitudes, anormais, além disso, eles terão acesso a informações importantes relacionadas a onde buscar ajuda e denunciar qualquer situação que caracterize abuso e exploração sexual”, pontuou a Secretária de Assistência Social de Tefé, Kelly Barbosa.

Esse ano a campanha vem sendo realizada desde a primeira quinzena do mês de maio, onde o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com instituições de ensino está levando por meio de atividades educativas e interativas uma extensa programação em escolas do município.

Alunos do 4º e 5º ano da educação infantil das escolas municipais participarão de concursos de desenhos e confecção de cartazes abordando a temática da campanha. Os alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental participarão de concursos de poesia. Já alunos do ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), de escolas estaduais, municipais, particulares, universidades e o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), participarão de um concurso de paródia. Os vencedores dos concursos receberão como prêmio, bonés, camisas personalizadas com o tema, e prêmios surpresas.

O encerramento da campanha será no dia 18 de maio, às 18 horas, em um evento aberto à população, no Ginásio da Escola Municipal Walter Cabral, bairro Santo Antônio.

*Com informações da assessoria