Prefeitura de Tefé promove encerramento da COMEED 2023-2024

Fotos: Franklin Pantoja

Ontem, 26/10, no encerramento da programação da Conferência Municipal Extraordinária de Educação – COMEED-2023-2024, houve uma série de atividades e discussões significativas sobre o futuro da educação no Brasil. O evento ocorreu na parte da manhã e na parte da tarde, na Escola Municipal Wenceslau de Queiroz, trazendo profissionais da educação, gestores e especialistas para abordar questões cruciais relacionadas à educação no país.

O período da manhã foi iniciado com uma calorosa “Boas Vindas”, conduzida pelo cerimonialista do evento. Em seguida, os participantes foram organizados em grupos para discutir os sete Eixos que guiam a COMEED-2023-2024, abordando questões cruciais para a educação brasileira.

Eixo I: O PNE como articulador do SNE, sua vinculação aos planos decenais estaduais, distrital e municipais de educação, em prol das ações integradas e intersetoriais, em regime de colaboração interfederativa. Responsáveis: Jander Marinho, Edgar, Ivete Ramos.

Eixo II: A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios. Responsáveis: Estefany Kamila, Núbia, Ingrid, Antônio Dias.

Eixo III: Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade: equidade e justiça social na garantia do Direito à Educação para todos e combate às diferentes e novas formas de desigualdade, discriminação e violência. Responsáveis: Mário Jorge, Milton, Maria Moura, Aniterese e Lene (Pedagoga).

Eixo IV: Gestão Democrática e educação de qualidade: regulamentação, monitoramento, avaliação, órgãos e mecanismos de controle e participação social nos processos e espaços de decisão. Responsáveis: Raimundo Medeiros, Tereza, Lilian, Elane e 1 Ped. De Escola.

Eixo V: Valorização de profissionais da educação: garantia do direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira, e às condições para o exercício da profissão e saúde. Responsáveis: Ivanize Gonzaga, Ruy, Fernando Agiel e Kellen.

Eixo VI: Financiamento público da educação pública, com controle social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação, visando à democratização do acesso e da permanência. Responsáveis: Rosineide, Silvia Vieira, Jessica Cabral e João Ramos.

Eixo VII: Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia da vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza. Responsáveis: Ruth Adriane, Dorany, Alessandra, Laísse e Genivaldo.

Durante a manhã, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar suas discussões em grupos focados em cada eixo.

O período da manhã também foi abrilhantado por uma apresentação de Carimbó da Escola Municipal São Francisco, proporcionando uma experiência cultural que celebrou a diversidade do Brasil. A equipe técnica composta por Tainara Gomes, Antônio Sena, Edgar Dias, Erisângela Silva e Alan Costa demonstrou a importância da cultura na educação.

Na parte da tarde, o evento prosseguiu com plenárias focadas em cada um dos sete eixos discutidos durante a manhã. As plenárias proporcionaram aos participantes a oportunidade de compartilhar conclusões e recomendações sobre os temas debatidos.

A tarde também contou com uma apresentação indígena do “Casal Guerreiro” da Escola Municipal Rural Indígena Monte Sião, da Aldeia Porto Praia, destacando a importância da diversidade cultural na educação.

A COMEED-2023-2024 encerrou suas atividades com um momento de escolha dos delegados que representarão Tefé na Conferência Estadual Extraordinária, agendada para os dias 16, 17 e 18 de novembro de 2023, em Manaus. A participação ativa e as discussões enriquecedoras desse evento deixaram um impacto positivo nas políticas educacionais do país, ressaltando a importância da colaboração entre profissionais da educação e a valorização da diversidade cultural na busca por uma educação inclusiva e de qualidade.

O prefeito de Tefé, Nicson Marreira, expressou seu apoio às iniciativas voltadas para o aprimoramento da educação na cidade, destacando a importância do evento e das discussões realizadas. “A COMEED representa um marco significativo para nossa cidade e para a educação no Brasil. É fundamental continuarmos trabalhando juntos para proporcionar uma educação de qualidade para todos.”

Marcus Lúcio de Sousa, Secretário da SEMEEC, também ressaltou a relevância do evento: “A troca de ideias e a colaboração entre os profissionais da educação são cruciais para melhorar nossa educação. Estou muito satisfeito com o que foi discutido e espero que as conclusões deste evento ajudem a moldar um futuro mais brilhante para nossos alunos.”

A COMEED-2023-2024 encerrou com um sentimento de otimismo e determinação, refletindo o compromisso contínuo com uma educação inclusiva e de qualidade no Brasil. Os delegados escolhidos agora levarão as contribuições de Tefé para a próxima etapa desse processo.

*Com informações da assessoria