Primeiro pedagogo surdo de Tefé se forma na UEA

Foto: Divulgação

Superação e dedicação são palavras que marcam a trajetória acadêmica de Irlen Silva de Souza. Formado no segundo semestre de 2022, ele é o primeiro surdo de Tefé a concluir o ensino superior em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas – CEST/UEA. Sua Defesa ocorreu no dia 20/10, no CEST/UEA.

O recém-formado desenvolveu como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o estudo “A falta de Comunicação em Libras na Família de Surdos no Contexto Amazônico” sob a orientação da docente da graduação e intérprete em Libras, Profª. Drª Monica Dias de Araújo e Profª. Rosangela Gomes. Compuseram a banca de defesa pública, as Profª. Drª Monica Dias de Araújo, Profª. Drª Cilene de Miranda Pontes e Profª. Ma. Tereza Dávila Maria Fernandes de Souza.

Ele, agora, de fato e de direito, professor, atuará como professor e pretende fazer mestrado e doutorado. Irlen, acrescenta, ainda, que esta conquista como o primeiro professor surdo de Tefé é uma maneira de incentivar a comunidade surda a vencer os seus limites.

“Me sinto vitorioso, pois esta graduação me ofereceu uma experiência que será útil na minha atuação profissional. Só tenho que agradecer à todos que fizeram parte deste percurso universitário, como as integrantes da banca de defesa do meu TCC, a minha orientadora, aos meus familiares, intérprete e todos meus amigos da comunidade surda”, comentou.

Irlen Souza é técnico administrativo efetivo desde 2006, atualmente, trabalha na Escola Municipal Profa. Dorotéia Bezerra dos Santos, unidade de ensino vinculada à Prefeitura de Tefé, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SEMEEC.

“Acredito que a busca pelo conhecimento e o aprofundamento das informações que já possuo são essenciais, principalmente na minha área que é a educação. Além disso, pretendo aprimorar as minhas pesquisas relacionadas à linguística como o ensino de Libras e português escrito”, disse o professor recém-formado.

*Com informações da assessoria