Programa “Ligado no Mamirauá” completa 25 anos nas ondas do rádio na Amazônia

Um veterano da mídia local, o programa de rádio “Ligado no Mamirauá” chega aos 25 anos conservando um público fiel e apaixonado. Realizada pelo Instituto Mamirauá e com transmissão da Rádio Rural de Tefé FM, a produção alcança cerca de 19 municípios da região do Médio Solimões, estado do Amazonas. Em especial nas zonas rurais, o “Ligado” é um campeão de audiência e canal de comunicação das comunidades ribeirinhas. O aniversário do programa é um dos destaques da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, que acontece essa semana em Tefé.

Quem visita a sede do Instituto Mamirauá na cidade vai poder experimentar o clima dos estúdios de rádio. No salão principal de exposições, uma cabine foi montada para que o público possa conhecer a história do “Ligado no Mamirauá”. Quem comanda essa viagem ao tempo é o atual apresentador e técnico do Instituto Mamirauá, Marco Lopes.

“Eu participo do instituto e do programa desde 2001. Desde então, eu aprendi muito, conduzindo o programa, divulgando as atividades do Mamirauá, conversando com pesquisadores, técnicos e tendo esse contato com as comunidades”, afirma. “O mais gratificante para mim é o reconhecimento das pessoas por conta do nosso trabalho. Só de ouvir de pessoas que elas passaram a ter mais consciência ambiental a partir de conteúdos que foram falados, isso é uma grande recompensa. É saber que tem gente ouvindo a gente e que estão assimilando as informações que estamos transmitindo”.

O Ligado Mamirauá foi criado em 1993, dentro do então Projeto Mamirauá. Até o presente, o programa mantém a diretriz de ser uma ferramenta para fortalecer a gestão participativa, comunicando e trocando informações e experiências com os moradores das unidades de conservação do entorno, a exemplo das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã. Além de Tefé, o “Ligado” está presente em municípios como Alvarães e Uarini.

Marco Lopes, apresentador do programa.

Anualmente, são produzidos 102 programas, com 30 minutos de duração cada. O Ligado no Mamirauá vai ao ar às segundas (de 7h30 às 8h), terças (de 19h30 às 20h) e quintas-feiras (de 7h30 às 8h e de 19h30 às 20h), em um total de mais de 200 veiculações ao longo do ano. Entrevistas, notícias e informações como o nível dos rios da região e programação musical fazem parte da receita de sucesso do programa.
“Escuto muito, mas não sabia como é feito”, diz Almira Nascimento, moradora de Tefé e visitante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Instituto Mamirauá. “Eu gostei muito de conhecer de perto o Ligado no Mamirauá, o Marco (Lopes) e ouvir o programinha sobre a semana”.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018 em Tefé segue até esta sexta-feira (19) na sede do Instituto Mamirauá (Estrada do Bexiga, nº 2584, bairro Fonte Boa). Na programação, exposições científicas, salas temáticas, desafios e brincadeiras. A entrada é gratuita. O Instituto Mamirauá é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Fotos: Divulgação