Programa Ronda Escolar da GCM leva segurança nas escolas do município

Foto: Divulgação

Idealizado pela Coordenação da Guarda Civil Municipal (GCM), o projeto “Ronda Escolar”, tem como principal objetivo garantir a segurança, inibir atos ilícitos e dispersar a presença de suspeitos que circulam em áreas próximas as escolas do município. O projeto conta com a colaboração da Secretaria Executiva de Segurança Pública de Tefé, e a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC).

Já em andamento, o projeto realiza Rondas Ostensivas Periódicas, externas e internas nas mediações de cada escola. Além disso, para o retorno das aulas, estão programadas palestras educativas e informativas sobre a atuação da GCM, atividades com a temática voltada à prevenção ao uso de drogas, além de ações de orientação e combate ao abuso e violência principalmente no ambiente escolar. A ideia também objetiva gerar uma redução no numero de casos de violência nos ambientes escolares praticados por estudantes.

“A ideia para realizar essas ações partiu de nosso departamento de monitoramento interno. Verificamos que há a necessidade de um olhar mais criterioso e uma ação mais efetiva da segurança pública nas áreas escolares, com esse programa, pretendemos combater essas práticas que desviam os nossos estudantes das salas de aula e gerar um ambiente mais seguro, harmonioso e com maior aproveitamento na educação dos nossos jovens”, pontuou o coordenador da GCM, João Batista.

*Com informações da assessoria