Intitulado “Memórias Literárias do Caboclo Tefeense”, pesquisa é desenvolvida por estudantes do município de Tefé.
Projeto contemplado pelo Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), “Memórias Literárias do Caboclo Tefeense”, será exibido no III Congresso Nacional de Educação (Conedu), que ocorre entre os dias 5 e 7 de outubro, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte.
O estudo é desenvolvido por alunos da Escola Estadual Eduardo Sá, situada no município de Tefé (a 522 quilômetros de Manaus) e foi aprovado para participar da agenda deste congresso nacional, que tem como objetivo promover espaços de diálogos sobre novas perspectivas de cenários atuais que conduzem as teorias e as práticas dos sujeitos da educação brasileira.
Segundo Paulo Nascimento, professor de Língua Portuguesa e coordenador do projeto, a pesquisa pretende registrar em forma de memórias literárias eventos marcantes de pessoas da comunidade. “Temos o propósito de resgatar memórias marcantes da vida de pessoas comuns, o popular caboclo, o qual está às margens do registro literário e acadêmico”, explicou.
Segundo ele, cinco estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integram o grupo de pesquisa. Nascimento conta que os alunos participam de uma sequência didática para conhecer o gênero literário, realizam as entrevistas e transformam a história contada pelo entrevistado em um texto do gênero memória literária.
“O caboclo procede de uma cultura oral assim como o indígena, por isso, por diversas vezes, não há registro de sua história de vida, bem como de suas experiências da infância à vida adulta. As pessoas entrevistadas pelos alunos são pessoas da comunidade. São homens e mulheres, sem preferência de profissão e nível social”, disse o coordenador.
As entrevistas com os comunitários ocorrem nos bairros situados no entorno da escola: Jerusalém, Fonte Boa, Nova Esperança, São João e São Raimundo. Ao término do estudo, os textos serão publicados no blog https://memoriasdecaboclo.wordpress.com/, feito exclusivamente para divulgação do material. A previsão é que a pesquisa seja concluída até outubro deste ano.
Foto: Divulgação